Jesus Mário Flores Lopes

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Jesus Mário Flores Lopes
Foto:
Nome completo Jesus Mário Flores Lopes
Ocupação médico
Genealogia Não encontrada

Jesus Mário Flores Lopes nascido no dia 19 de novembro de 1908, em Santana do Livramento (RS), faleceu no dia 18 de janeiro de 1982, em Porto Alegre,

Biografia, Histórico

Nascido no dia 19 de novembro de 1908, em Santana do Livramento (RS). Os estudos, primário e secundário realizou em sua cidade natal, concluindo o científico em Porto Alegre. Graduou-se em Medicina na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1938, iniciando as atividades profissionais na cidade de Iraí (RS), como Auxiliar Médico. Ingressou na saúde pública, em janeiro de 1940. Foi Chefe dos Postos de Higiene nas cidades gaúchas de São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Santa Maria e Passo Fundo, aonde chegou no final de 1940, assumindo as funções das mãos do Dr. Armando Torres de Vasconcellos, em 1946. Ao tomar posse no cargo, iniciou, junto às autoridades estaduais reivindicações da remoção do acanhado Posto de Higiene, para uma unidade maior e melhor estruturada. Foi então edificado o prédio onde funciona presentemente o Centro de Saúde, inaugurado em 1958.

Médico Sanitarista participou de diversos cursos em sua área, notadamente o de Saúde Pública e Dermatologia e Leprologia, no Departamento Nacional de Saúde, no Rio de Janeiro, conquistando o mais alto título da época entre os participantes.

Realizou importantes campanhas visando à erradicação de enfermidades, como o combate a Poliomelite. Organizou a Dispensário da Tuberculose, Serviço de Dermatologia Sanitária, em Passo Fundo e na região; organizou os serviços especializados do Centro de Saúde, para tratamento pré-natal e higiene infantil.

Igualmente dedicou-se ao magistério, tendo sido Professor da cadeira de Puericultura na Escola Normal Fagundes dos Reis, em Passo Fundo. Foi Membro da Academia Passo-fundense de Letras, Presidente do Rotary Clube de Passo Fundo e Presidente da Coligação dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul. Durante 27 anos, exerceu o cargo de chefia do Centro de Saúde de Passo Fundo. Foi Presidente da Amrigs, Associação Médica do Rio Grande do Sul, seccional de Passo Fundo, em 61/63. O Dr. Mário Lopes Flores, faleceu no dia 18 de janeiro de 1982, em Porto Alegre, para onde havia transferido residência desde 1974.

Patrono da Cadeira nº 27 da Academia Passo-fundense de Medicina

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências