Jacob Ignácio Reichert, Dados biográficos I
Jacob Ignácio Reichert, Dados biográficos I
Em 03/02/2015, por Jorge Reichert
Jakob Ignatius Reichert
Apelido: Jacob Ignácio Reichert
Data de Nascimento: 22/03/1928
Local de Nascimento: Alta Forquetinha, Lageado/RS
Falecido em: 18/12/2014
Local de Falecimento: Passo Fundo/RS
Sendo filho de: Nicolau Reichert e Maria Reisd?rfer
Pai de: Otávio Maximiliano Reichert, Jorge Alberto Reichert e Ana Paula Reichert.
Jacob Ignácio Reichert (Jakob Ignatius Reichert, como gostava de escrever o seu nome) nasceu em 22 de março de 1928 em Alta Forquetinha, na época distrito de Lajeado, hoje, município de Canudos do Vale, RS. Foi o filho caçula entre os dez filhos de Nicolau Reichert e Maria Reisdörfer. Sua família foi abençoada com quatro filhos que seguiram a vocação religiosa: Frei Olímpio, Irmã Alfrida, Irmã Eunice e ele mesmo, com o nome religioso de Frei Otávio. O Batizado, Primeira Comunhão, Crisma e Escola Primária foram concluídos em Alta Forquetinha. Aos dez anos de idade, foi enviado para o Seminário Seráfico de Taquari, RS. Após concluir os estudos no Seminário, seguiu para Divinópolis e Teófilo Otoni, MG, onde cursou Filosofia e Teologia, preparando-se para a Ordenação Sacerdotal, que ocorreu no ano de 1954, adotando o nome religioso de Frei Otávio, OFM.
Em janeiro de 1955, celebrou a sua primeira Missa Solene na cidade de Crissiumal, RS, e no mesmo ano celebrou a sua primeira Missa na sua cidade natal. Como sacerdote, atuou em diversos municípios do Rio Grande do Sul, dentre eles: Daltro Filho, Imigrante, Não-Me-Toque, Ernestina, e, por último, Passo Fundo.
Frei Otávio foi vigário da Paróquia São Vicente de Paulo no bairro Boqueirão, em Passo Fundo, de 1970 a 1972. Exerceu o sacerdócio até este ano, quando pediu o afastamento da vida religiosa para contrair matrimônio, em 30 de junho de 1973, com Janete Inês Morsch Carrão. O casal foi abençoado com três filhos: Otávio Maximiliano Reichert, Jorge Alberto Reichert e Ana Paula Reichert.
Após o casamento, durante os seus anos de trabalho, dedicou-se à representação comercial nos seguintes estabelecimentos: Revista Rainha, de Santa Maria; Distribuidora de Medicamentos de Frederico Teodoro Nells, de Passo Fundo e Distribuidora de Doces Neugebauer, de Passo Fundo. Além da atuação profissional, foi líder comunitário na Vila Berthier; líder político do Partido Comunista do Brasil, PCdoB; e fez parte do Coral da Catedral Nossa Senhora Aparecida e da Igreja Luterana, em Passo Fundo. Dedicou-se com afinco, esforço, amor e carinho à Associação Cultural Alemã de Passo Fundo. Por último, trabalhou na Rádio Planalto (AM) com o programa Onda Cultural Teuto-Brasileira, produção, apresentação e animação de Jakob Ignatius Reichert, no período de 1° de janeiro de 2008 a 04 de outubro de 2013.
Uma das histórias que contava de sua infância era que no primeiro inverno longe de casa no Seminário, aos onze anos de idade, enfraquecido e desenganado devido a uma pneumonia, esteve entre a vida e a morte com uma febre altíssima, tendo milagrosamente se recuperando. O médico, feliz com o restabelecimento de sua saúde, deu-lhe de presente uma gaita de boca. Desde então, dedicou-se a tocar o instrumento com maestria, o que fazia com alegria em momentos especiais para brindar a Vida. Agora, segue feliz tocando a sua gaita de boca entre os Anjos do Céu.
Faleceu no dia 18 de dezembro de 2014 e foi sepultado na sua querida Terra Natal, Alta Forquetinha, RS, conforme o seu último pedido.
"Se queres abraçar o mundo inteiro, começa falando da tua Terra Natal."
Dados Biográficos por: Jorge Reichert