Grêmio Literário União de Ideais: Traços de sua breve existência
Grêmio Literário União de Ideais: Traços de sua breve existência
Em 30/06/2006, por Geisa Lima Benevenuti
GEISA L. BENEVENUTI
Década de cinqüenta. Não consigo lembrar, precisamente, como o movimento iniciou. Sei é que, de repente, lá estávamos nós, sentados na vasta sala de visitas de meus avós maternos, prédio situado na Avenida Brasil, entre a então Farmácia Fontoura e a antiga Prefeitura Municipal (hoje Museu Histórico).
Era uma tarde luminosa, e todos os companheiros já haviam chegado: Jurema Carpes do Valle – poetisa amiga e colega de escola; Alberto Rebonatto - estudante e funcionário (se não me engano, redator) do jornal Diário da Manhã, mesmo com sua pouca idade; e Graziano Dallo - um rapaz chegado há poucos anos da Itália.
Demonstrávamos euforia e até bastante entusiasmo. Reuníamo-nos em nome do Grêmio Literário União de Ideais, que há pouco fundáramos.
Quanto aos objetivos dessa agremiação, poder-se-iam deduzir do próprio nome: a união de pessoas imbuídas do ideal de compor - em prosa ou verso – e divulgar esses textos literários através de nossa imprensa escrita e falada. Esperávamos também que, com o passar do tempo, outros novos poetas e prosadores viessem aliar-se a nós. Durante os encontros semanais, cada vez na residência de um dos confrades, costumávamos comentar sobre a repercussão dos trabalhos já publicados, líamos ou declamávamos os poemas ou artigos recentes ou inéditos. Traçávamos, também, planos para futuros empreendimentos e próximas reuniões.
Tais fatos emergem, agora, à tona da consciência, encharcados de colorido e vitalidade. E surge-nos a probabilidade de que não passávamos, na época, de afoitos jovens, quase adolescentes - com cerca de dezessete a vinte anos - tendo a cabeça repleta de sonhos...
De qualquer modo, a existência desse "Grêmio", ainda que breve, marcou nossas vidas com alegres e produtivos momentos de confraternização, ideal e estética.
Cremos, pois, que chegamos a construir algo válido, embora quase escondido dentro do enorme acervo da história literária desta querida Passo Fundo.
Transcrevemos dois trabalhos, um em prosa e outro em verso, publicados, à época, no Diário da Manhã, como "Colaboração do Grêmio Literário União de Ideais".