Gabriela Rotta de Camargo, dados biográficos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Gabriela Rotta de Camargo, dados biográficos

Em 2018, por Gabriela Rotta de Camargo


Gabriela iniciou seus estudos aos dois anos de idade no jardim de infância do Colégio Nossa Senhora Aparecida de Carazinho/RS e aos cinco anos, ingressou no “Coral dos Pequenos Cantores do Colégio Nossa Senhora Aparecida de Carazinho”.

Aos sete anos, teve suas primeiras aulas de Ballet Clássico com a professora Marta Camargo.

Iniciou seus estudos em Violão Clássico e Popular pelo Instituto Carlos Gomes de Carazinho com nove anos de idade.

Tirou Primeiro Lugar no Festival de Músicas Folclóricas de Passo Fundo, promovido pela 7.ª DE em 1978, representando o Colégio Nossa Senhora Aparecida de Carazinho, com violão e voz em parceria com a solista Carla Pedrolo.

Em 1983, foi debutante do Clube União de Espumoso, terra natal de seus pais e familiares.

Classificou-se em segundo lugar no Festival de Música de Espumoso em 1983, nas Categorias Composição e Interpretação com a Música João Ninguém, acompanhada pela Banda Inovação.

Conquistou o Título de Garota Verão 1984 de Espumoso.

Foi vocalista da Banda do Beco em Santa Maria/RS no ano de 1985.

Também em 1985, frequentou aulas de Violão Popular no Conservatório de Música da Yamaha de Curitiba/PR.

Em 1986, mudou-se com a família para a cidade de Passo Fundo onde reside até hoje.

Foi aluna e membro da Escola e Cia. de Danças Cappézzio de Anna Luíza Gonzzatto, onde fez aulas e participou de diversas apresentações de Ballet Clássico, Jazz e dança Moderna.

Participou do Segundo Festival Municipal de Teatro Amador de Passo Fundo em setembro de 1990.

Foi cantora da Banda Anexo em Passo Fundo, apresentou-se com o músico Paulo Sagiorato em diversos bares e restaurantes da cidade, região e nos estados de Santa Catarina e Paraná, atuou como cantora da Banda Inovação Arte Show e Banda Pôr do Sol, formou a Banda Swing juntamente com os músicos Paulo Sagiorato, Chára Vicente e Paulo Cascão, com participação especial dos músicos Miro Silveira, Rodrigo (Bira) e Giancarlo Rotta de Camargo. Fez diversas apresentações em Passo Fundo e Erechim com o músico Rogério Kurek (in memoriam).

Interpretou a música Ingrata do Boqueirão de autoria de Gomercindo dos Reis, através do Projeto Cantando Passo Fundo, coordenado pela professora Elba Ferreira no Cine Teatro Pampa e em frente ao Museu Ruth Schneider, promovido pela SETUR.

Formou-se pelo SENAC em Guia de Turismo Local, Regional e Nacional.

Participou com o Grupo Étnico de Danças Folclóricas da UPF coordenado pela professora Laura Vargas Brambilla do Dança em Revista, Festival de Danças Folclóricas e Modernas.

Foi Professora de Música do DAATI, Departamento de Apoio às Atividades à Terceira Idade de Passo Fundo no ano de 1999, coordenado pelas professoras Pia Elena Borowski e Solange Lima Both.

Em novembro de 2003, participou como convidada ao lado do irmão Giancarlo Rotta de Camargo, da 4.ª Mostra Grátis de Música no Teatro Municipal de Passo Fundo.

Criou o Projeto Pedagógico de Musicalização Infantil atuando como Educadora Musical em diversas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Passo Fundo e região durante 15 anos.

Fez participação especial em abril de 2004, com o Maestro Fernando Montini, do Auto de Natal do Grupo de Teatro Viramundos da UPF.

Participou do 8.º Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo em outubro de 2004 como Cantora do Grupo Étnico de Danças Folclóricas da UPF e do Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau/SC.

Participou como Cantora do Grupo Étnico de Danças Folclóricas da Universidade de Passo Fundo em novembro de 2004, da 18.ª Feira do Livro, 12.ª Mostra de Gravura, 10.ª Mostra de Humor e 32.ª Edição Autor Presente.

Lançou, em 2005 na Academia Passo-Fundense de Letras, o livro de literatura infantil Os Livros Que Fazem Voar.

Ministrou Oficina Literária em abril de 2005 em Comemoração aos 65 anos da Biblioteca Pública Municipal de Passo Fundo.

Em 2005 foi cantora da Companhia de Teatro da Cidade em Passo Fundo.

Ministrou Oficinas Literárias em outubro de 2005 no Programa Diário da Manhã em Sala de Aula e 9.ª Felic de Carazinho.

Trabalhou como Secretária e Recepcionista da antiga SETUR nos anos de 2005 e 2006.

Apresentou-se com violão e voz no Recital de Música e Poesia na Biblioteca Municipal Arno Viuniski em março de 2006.

Publicou o artigo Os Desenhos e a Formação da Criança no Jornal Diário da Manhã de Passo Fundo, em fevereiro de 2006.

Participou da Hora do Conto ministrando Oficina Literária na Semana do Livro de Passo Fundo em abril de 2006.

Também em 2006, em comemoração aos 149 anos do Município de Passo Fundo, ministrou Oficina Literária na Biblioteca Municipal Arno Viuniski.

Recebeu em agosto de 2006, pelo Governo Municipal de Passo Fundo e a Biblioteca Municipal Arno Viuniski, o título de Escritora de Passo Fundo.

Graduou-se em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo no ano de 2006.

Ministrou Oficinas na 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e Jornadinha com Histórias Musicadas através da Releitura das Obras de Literatura Infantil de Roberto Pirovano Zanatta em 2011.

Participou do Sarau Só Para Mulheres na Academia Passo-Fundense de Letras em maio de 2012.

Foi Coordenadora Pedagógica do PROTEJO, Projeto Social de Jovens, vinculado à Secretaria de Segurança Pública de Passo Fundo em 2012.

Participou do show de abertura da 15ª Jornada Nacional de Literatura de 22/08/2013 a 01/09/2013, coordenado pelo maestro, músico e produtor cultural Fernando Montini.

Ministrou Curso de Formação para Professores do Ensino Fundamental I e II no CIEP Bom Jesus de Passo Fundo em 2013.

Foi professora do Curso de Cuidador Infantil do IFSUL no ano de 2015.

Pós graduou-se em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade IDEAU de Passo Fundo em 2015.

Participou do Musical Natal de Alegrias com o maestro e músico Fernando Montini no Shopping Bella Città em novembro de 2017.