Fundação do CTG Lalau Miranda

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Fundação do CTG Lalau Miranda

Em 2010, por Amadeu Goelzer


Amadeu Goelzer[1]

O CTG Lalau Miranda foi fundado em 24 de Março de 1952 O 1º Patrão eleito foi o Sr. Múcio de Castro e 1º Capataz e agregado, Sr. Ney Vaz Silva, período de 1952 a 1953.

Em 18 de abril de 1953, às 20 horas, houve um rodeio público na Praça Marechal Floriano defronte a rádio Passo Fundo, com grande afluência de público; compareceram os Clarim do 3º RCB da Brigada Militar, discurso, violões, sanfonas etc. etc e declamações as 21.30 foi a posee da nova diretoria; e as 22.30 grande baile ao som uma orquestra guasca, com músicas puramente regionais.

Posse, baile foi tudo no Clube Caixeiral cedido pela sua diretoria. No dia 19 de abril de 1953, grande churrasco na fazenda do 3º R.B.C da Brigada militar, e logo o churrasco houve domas, em cavalos chucros, trovas ete. etc. e em seguida o arrasta pé, na grama até o sol entrar; a festança na brigada começou ao clarear do dia 19 e terminou no dia 20, ainda com fogos e declamações.

Neste churrasco, o povo levou seu churrasco, bebidas etc pois o Centro não estava em condições de oferecer o churrasco a tanto gaúcho e gaúchos d´aqui de P. Fundo e de outras bandas.

Hoje 24 de março de 1993 o CTG Lalau Miranda completa 41 anos de glórias.

Referências

  1. O Sr. Amadeu Goelzer, tem em seu arquivo o título de jóia do sócio efetivo do dia 13 de junho de 1953. Tesoureiro era Arthur Sussenback. NB neste mês é que começou a entrar dinheiro dos sócios. (Rascunho de Amadeu Goelzer, Sussenback gerente do Banco da Província).