File:Rua Independência em 1928 01 Foto Moderna nº 20.jpg

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Rua_Independência_em_1928_01_Foto_Moderna_nº_20.jpg(800 × 505 pixels, file size: 54 KB, MIME type: image/jpeg)

Rua Independência em 1928 01 Foto Moderna nº 20

Escritos no verso dos cartões postais:

I – Cartão nº 20

Querida Florinha

Neste momento em que te escrevo está fazendo precisamente 24 anos que nasci. Deve ser mais ou menos uma e meia da madrugada.

Hontem comprei estes postais com vistas desta terra que ansiosa te espera, para veres como Passo Fundo está diferente das fotografias que daqui mesmo te mandei em 1926. Lembras-te? A cidade está completamente reformada.

(segue)

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Cartão Postal

Série de 6 cartões enviados para Dona Florinha (noiva), em 19/07/1929, no dia em que completava 24 anos de idade. A decisão de morar em Passo Fundo fora cumprida. Mostra o local onde se estabeleceria com o seu “escriptório”.  Casou-se em 1930 e foi morar definivamente em Passo Fundo. (Trechos de escritos do filho)

Renato Fiori

Forma de correspondência enviada pelo Dr. Celso para Florinha, escritos no verso de diversos cartões postais, que no conjunto diziam o seguinte:

Passo Fundo, 19 de Julho de 1929

Querida Florinha

I – Cartão nº 20

Neste momento em que te escrevo está fazendo precisamente 24 anos que nasci. Deve ser mais ou menos uma e meia da madrugada.

Hontem comprei estes postais com vistas desta terra que ansiosa te espera, para veres como Passo Fundo está diferente das fotografias que daqui mesmo te mandei em 1926. Lembras-te? A cidade está completamente reformada

II - Cartão nº 05

Hoje mesmo, ou amanhã bem cedo vou a Não Me Toque ao casamento do Pantaleão com a Rosina. Sou padrinho de casamento e vou morrer nos presentes. Até agora não sei o que vou comprar para eles.

Florinha, esses dois que vão casar no sábado amam-se muito e tem vencido mil dificuldades para conseguir casar. O Pantaleão é irmão do Victor Graeff. O pae dela é de muito arame, mas os dois vão morar num chalezinho de taboas em São Bento porque o casório sae meio a contra-gosto.

III - Cartão nº 14

Estive de tarde na costureira para saber do vestido da mãe do Graeff, do qual vou ser portador, e estive indagando do preço do vestido aqui. Achei muito caro os feitios. Você não poderá fazer vestidos muito seguido...

Na quarta-feira fui a um jantar oferecido aos jogadores do “14 de Julho”. Esteve muito bom. Fiz um vasto discurso e a festa terminou às 11 horas.

Florinha: ando muito doente. Estou gripado e me dói muito a garganta. À noite passada parece que tive febre. Sonhei contigo. Sonhos muito bons...si fossem realidade...

IV - Cartão nº 07

Tenho me visto mal para reorganizar as finanças do escritório, mas quero ver si até o fim do mês me reabilito. Hontem, recebi procuração para uma questãozinha que contratei por 3 contos. O cliente ficou de trazer os cobres na quarta-feira da próxima semana.

Eu queria te mandar umas fotografias da tarde desportiva de domingo, mas o fotógrafo só amanhã me entregará. Escreverei domingo.

V - Cartão nº 19

Por caiporismo está começando a chover e as estradas vão se estragar. Está uma trovoada danada.

Neste cartão se vê a casa para onde vou mudar o escriptório. Marquei com uma cruz. Naquela porta onde está a cruz é a porta do escriptório e aquele portãozinho ao lado desce para a casa de moradia em baixo no porão. Estou agora a escrever-te à luz de um toquinho de vela porque a cidade acaba de ficar às escuras

VI - Cartão nº 15

Dá muitas lembranças à Morena e recomenda-me a todas as pessoas ahí da casa onde paras.

Vou ver si durmo um pouco pois já são quase duas e meia da madrugada.

Aceita um forte abraço do teu noivo que te ama estremecidamente.

Celso

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Série Photo Moderna 1928 nº 20 Rua Independência

Trecho entre a Rua Bento Gonçalves e Av Gen Neto, em frente à Praça Mal Floriano aparecem os prédios: - Banco Nacional do Comércio,  - Farmácia Serrana,

Série de 6 cartões enviados para a noiva Dona Florinha  em 19/07/1929, no dia em que completava 24 anos de idade. A decisão de morar em Passo Fundo fora cumprida. Mostra o local onde se estabeleceria com o seu “escriptório”.  Casou-se em 1930 e foi morar definitivamente em Passo Fundo. (Trechos de escritos do filho)

Renato Fiori

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Foto da Rua Independência da década de 1920.

Rua Independência esquina com a Bento Gonçalves. Está ali o Banco do Comércio e mais para cima a Farmácia Confiança de Ivo Ferreira, em direção à Avenida Gen Neto.

Marco Antonio Dmian

--------------------------------------------------------------------------------------------------

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current09:55, 16 August 2022Thumbnail for version as of 09:55, 16 August 2022800 × 505 (54 KB)Projetopf (talk | contribs)
09:54, 16 August 2022Thumbnail for version as of 09:54, 16 August 20224,264 × 2,695 (1.05 MB)Projetopf (talk | contribs)

The following page uses this file:

Metadata