Feira do Livro: Marcada pelo lançamento de muitas obras
Feira do Livro: Marcada pelo lançamento de muitas obras
Em 29/11/2006, por Feira do Livro
20ª Feira do Livro (2006)
Feira do Livro foi marcada pelo lançamento de muitas obras
Nos oito dias em que a Feira do Livro permaneceu na Praça Marechal Floriano, 49 obras literárias e científicas foram lançadas. Muitas representam o resultado de pesquisas acadêmicas, e são assinadas tanto por professores quanto por alunos.
A Feira do Livro ofereceu uma programação diversificada, que contemplou o encontro com escritores, artistas e a programação paralela da 12ª Mostra do Humor, 14ª Mostra da Gravura e Projeto Autor Presente.
O evento que aconteceu de 29 de novembro a seis de dezembro, homenageou o Patrono, o escritor e teatrólogo carioca, Alcione Araújo, e os Amigos do Livro: Claudemar Macedo, da Biblioteca Volante do Hospital São Vicente de Paulo (HSPV) e Sofia Bortolon (in memorian).
A Educadora Emérita homenageada pelo evento foi a professora Mercedes Cogo.
Durante os oito dias da feira, um total de 49 obras literárias foram lançadas, sendo 19 da Universidade de Passo Fundo, 10 da IMED e os demais de autores independentes. Todos os autores se fizeram presentes, divulgando e autografando suas obras.
Nove livrarias estiveram participando da Feira do Livro: Nobel, Delta, das Faculdades, Cultural, Universitária, União Municipal Espírita, Rosa Cruz, Diocesana e Cia da Leitura.
Além da diversidade de obras expostas nas livrarias, a programação ofereceu dezenas de atrações artísticas, debates sobre música, filosofia e oficina de literatura.
A Feira do Livro foi promovida pela UPF, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Instituto Estadual do Livro, Sesi, Sesc, 7ª CRE e Sinpro.
Autores presentes
Durante a realização da 20ª Feira do Livro, os autores se revezaram no palco para debates e palestras e ainda na sessão de autógrafos. Participaram da feira os autores: Alcione Araújo, Marô Barbieri, Caio Riter, Daniel Manduruku, Xico Garcia, Marilice Costi, Leandro Malósi Dóro, Cristian Macedo, André Neves, Eric Chartiot, Gladis Petersen de Oliveira, Jerri Dias e Mônica Tolipan.
Os livros mais vendidos
"A Neve" - Orahn Pamuk
"Combate da Revolução Federalista em Passo Fundo" - Paulo Monteiro
"Denuncismo e Censura" - José Ernani de Almeida
"71 Segundos - Jogo de uma vida" - Luiz Zini Pires
"Caçador de Pipas" - Khaled Hosseini
"Escritos na água" - Alcione Araújo
"Crônicas de São Paulo" - Daniel Manduruku
Fotos: Maria Joana Chaise/Assessoria de Imprensa UPF