Feira do Livro: Em destaque a cultura italiana
Feira do Livro: Em destaque a cultura italiana
Em 25/10/2000, por Feira do Livro
14ª Feira do Livro (2000)
Em destaque a cultura italiana
Com visitantes como Iotti, Marcelo Carneiro da Cunha, Carlos Maurício Prado, José Clemente Pozzenatto e Lucas Figueiredo, apresentações artísticas de escolas da cidade, exposições e promoções de inúmeras obras, a população de Passo Fundo compareceu expressivamente durante os cinco dias da Feira do Livro.
O evento foi realizado na Praça Marechal Floriano, de 25 a 29 de outubro. Tamanho interesse do público, fez com que algumas pessoas aguardassem antes mesmo da abertura dos estandes.
Neste ano a feira homenageou os 125 anos da colonização italiana no Estado, e os autores Iotti e José Clemente Pozzenatto, autor do livro “O Quatrilho”, demonstraram os valores das raízes italianas através de suas obras e palestras.
Temas políticos, relatados através de um jornalismo puramente investigativo foram apresentados pelo jornalista Lucas Figueiredo, autor do livro “Morcegos Negros – PC Farias, Collor, Máfias e a história que o Brasil não conheceu”. Longas filas se formaram para conseguir seu autógrafo.
A Feira do Livro ainda prestou homenagem ao Patrono, o professor Mário Maestri; como Educador Emérito, Helmut Spaniol; como Autor Presente, Marcelo Carneiro Cunha, e como Amigos do Livro o Mundo a Leitura da UPF e a professora Solange Martins.
Autores presentes
Muitos livros também foram autografados pelos autores: Iotti, Marcelo Carneiro da Cunha, José Clemente Pozzenato, Lucas Figueiredo, Paulo Bentancour, Carlos Maurício Prado, Carme Regina Schons, Lúcia Terezinha Saccomori Palma, Maria Olma, Edgar de Oliveira Garcia, Gegy T. A. Vieira, Denise Azevedo e Cláudia Petry, que abrilhantaram ainda mais este grande evento da literatura.