Feira do Livro: A leitura é uma viagem no tempo

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Feira do Livro: A leitura é uma viagem no tempo

Em 05/11/2008, por Feira do Livro


22ª Feira do Livro (2008)

Diversidade na praça dos livros


Em sua 22ª edição o evento foi realizado pela Associação dos Livreiros em parceria com a Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura Municipal. A estrutura foi montada na Praça Marechal Floriano, em frente a Catedral, e lá permaneceu de 5 a 10 de novembro.

Com o tema “A leitura é uma viagem no tempo, nos faz sonhar... ganhar o mundo... viver aventura”, a Feira do Livro trouxe a Passo Fundo grandes escritores, entre eles David Coimbra, Cristina Porto, Caio Ritter, Luis Antonio Aguiar e o aclamado Alcione Araújo.

Na abertura oficial foram homenageados o patrono David Coimbra, a Educadora Emérita Irmã Maria Trombini, e como Amigo do Livro o “Fabuloso”, projeto da Prefeitura Municipal.

O evento que chegou em 2008 a sua 22ª edição, superou expectativas tanto de público quanto na venda de livros. Aproximadamente 60 mil pessoas visitaram os estandes, assistiram as apresentações artísticas e mantiveram contato com os autores.

As crianças dominaram o ambiente nos seis dias da feira e a venda de livros infantis representou 70% das vendas, conforme balanço apresentado pelos livreiros.

Embora sem um sucesso aparente, o público garimpou nos estandes e balaios, obras de seu interesse, além da busca por promoções.

A diversidade é uma das marcas da Feira do Livro, e neste ano foi logo percebida. Além dos variados gêneros literários, a diversidade de público também foi evidente. Crianças, bebês em carrinhos, casais, grupos de jovens, senhores de idade e até animais de estimação transitaram pela estrutura do evento.

Cultura islâmica

A diversidade vai além, homens e mulheres trajados com o vestuário típico da cultura muçulmana chamaram a atenção do público, que teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a religião no estande montado pelo grupo.

Pela primeira vez a Sociedade Beneficente Muçulmana de Passo Fundo participou do evento divulgando obras e a religião islâmica.

O Alcorão, a Bíblia muçulmana esteve entre as obras disponíveis na feira.

Autores presentes

Assim como no número de público presente e venda de livros, a Feira do Livro também foi sucesso no número de autores presentes. Crianças, jovens e adultos fizeram fila para conseguir o autógrafo do autor preferido.

Participaram do evento os escritores: Cristina Porto, David Coimbra, Valquíria Ayres Garcia, Miguel Boaventura, Rafael Albuquerque, Eduardo Medeiros, Mateus Santolouco, Gabriel Colle, Adriana Lima Muller, Adriano Weber, Darcy Pinheiro, Alex Roman, Claudia Petry, Helena Rotta de Camargo, Gustavo Mello, Giuliana Redin, Jair Andrade, Felipe Stanque Machado Junior, Paulo Monteiro, Luísa Grigoletti Dalla Rosa, Alessandro Batistella, Adelar Heinsfeld, Leni Chiarello Zilioto, Cleber Nelson Dalbosco, Albino Julio Sciesleski, Odilon Garcez Ayres, Osvandré Lech, Rui C. Donadussi, Juarez C. Tarasconi, Miguel Arcangelo Faccio, José Clemente Pozenatto, Igor Luchesi, Tatiana Gassen, Luciana Cezar, Francisco dos Santos, Alcione Araújo, Wagner Costa, Caio Ritter e Telma Guimarães.

Livros mais vendidos

"A Cabana" - William P. Young

"Crepúsculo" - Stephenie Meyer

"O vendedor de sonhos" - Augusto Cury

"O jogo do anjo" - Carlos Ruiz Zafón

"Comer, Rezar e Amar" - Elisabeth Gilbert

"Cartas da zona da Guerra", "Cara, cadê meu País?" e "Por que não eu?" - Michael Moore

"Meu guri", "Jogo de damas" e "A mulher centroavante" - David Coimbra