Estádio Vermelhão da Serra, dados históricos
Estádio Vermelhão da Serra, dados históricos
Em 06/12/2010, por Marco Antonio Damian
Estádio Vermelhão da Serra
Marco Antonio Damian
Em 1964 o 14 de Julho mandava seus jogos no Estádio Dr. Celso da Cunha Fiori, conhecido como Estádio da Baixada. O campo havia sido inaugurado, em 1949, e, com pouca manutenção e melhorias, já começava a dar sinais de envelhecimento. Igualmente estava dentro do perímetro de crescimento da cidade, na época. O então Prefeito Municipal Mário Menegaz, torcedor do clube, propôs à direção do 14 de Julho uma permuta da área próxima ao Rio Passo Fundo por outra no Bairro Exposição, hoje Bairro São Cristóvão, o que foi aceito, em vista desta área, em que pese ser retirada, era bem maior em área de extensão. Mesmo assim o 14 de Julho continuou jogando no Estádio da Baixada, conquistando o título de campeão estadual da segunda divisão, em 1968, naquele local. Ao mesmo tempo trabalhava na construção do novo estádio. Ao ingressar na primeira divisão, em 1969, o velho e acanhado Estádio Dr. Celso da Cunha Fiori, não servia mais. Assim, às pressas, em caráter precário, foi inaugurado o Estádio Vermelhão da Serra.
Como não havia tempo (o campeonato gaúcho já estava em andamento), nem dinheiro, para trazer uma equipe de fora, para a inauguração, o Estádio Vermelhão da Serra foi inaugurado na partida entre 14 de Julho x Aimoré de São Leopoldo, válida pela terceira rodada do campeonato gaúcho.
Era a tarde de 9 de fevereiro de 1969, com calor abrasador e um grande público, que entraram em campo 14 de Julho, com suas camisas vermelhas e o azul do Aimoré. No time de são Leopoldo jogava um passo-fundense na lateral-direita. Ruim de bola e nenhuma característica física de jogador de futebol. Seu nome: Luis Felipe Scolari. Ainda no primeiro tempo o 14 de Julho marcou seus dois gols, através de Mariotti (o primeiro gol do estádio) e João Pedro, e venceu uma partida morna, com poucos atrativos técnicos. Ficha Técnica do Jogo: 14 de Julho 2 x 0 Aimoré Data: 9.2.1969 Árbitro: João Carlos Ferrary da FRGF Renda: NCR$ 5.122,00 (cinco mil, centro e vinte e dois cruzeiros novos). 14 de Julho: Cavalheiro, Osvaldo (expulso aos 37m), Amâncio, Valmor e Noé; Zé carlos e Vadi; Arthur (Aldo), Mariotti, João Pedro e Caio. Técnico: Armando Rebechi. Aimoré: Waldir, Luis Felie, Miguel, Mauricio (Carlos) e Dinga; Pingo e João carlos; Gão (Paulinho), Águia, Enor e Butiaco. Ao longo dos anos o estádio foi recebendo reformas e melhorias. O 14 de Julho foi extinto, dando lugar ao Esporte Clube Passo Fundo, hoje o proprietário do estádio.
Referências
- ↑ Foto aérea do Estádio Vermelhão da Serra, na data de inauguração quando se realizou a partida entre o 14 de Julho x Aimoré;