Entenda as eleições no Brasil - Partidos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Entenda as eleições no Brasil - Partidos

Em 2010, por Marco Antônio Damian


ALIANÇA RENOVADORA NACIONAL (ARENA)

Fundada em 4 de abril de 1966, para dar sustentação política aos governos do regime militar, quando da extinção dos partidos políticos, em 1965. Ao ser restaurado o pluripartidarismo, em 20 de dezembro de 1979, foi rebatizada com o nome de Partido Social Democrata.

DEMOCRATAS (DEM)

Partido de centro-direita foi refundado em 28 de março de 2007, em substituição ao Partido da Frente Liberal (PFL).

MOVIMENTO TRABALHISTA RENOVADOR (MTR)

Partido político fundado em 1960, pelo político e deputado gaúcho Fernando Ferrari, a partir de uma dissidência do PTB. Foi extinto em 27 de outubro de 1964, pelo Ato Institucional nº 2.

PARTIDO AGRÁRIO NACIONAL (PAN)

Fundado em 1945 em São Paulo por Mário Rolim Telles, que tinha por objetivo lançar sua própria candidatura a Presidente da República. Em 1946, uniu-se ao Partido Popular Sindicalista e ao Partido Republicano Progressista, para dar origem ao Partido Social Progressista.

PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB)

O mais antigo partido político em atuação no Brasil. Fundado em março de 1922, como Partido Comunista do Brasil. Foi extinto duas vezes e sustentou-se durante muitos anos na clandestinidade. A alteração de nome para Partido Comunista Brasileiro ocorreu durante a conferência nacional do partido, em 1961, com a finalidade de facilitar o seu registro eleitoral e sua legalização.

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC do B)

Criado em 1962 por ex-dirigentes do Partido Comunista Brasileiro, afastados da organização, em 1961, em decorrência da crise provocada pelo debate em torno de resoluções no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, realizado em 1956. Distinguiu-se do PCB por seu alinhamento à China e à Albânia, em lugar da União Soviética.

PARTIDO COMUNITÁRIO NACIONAL (PCN)

Criado em julho de 1985. Foi definido pelo seu fundador, o Professor William Pereira da Silva, como um partido católico de centro. Participou da campanha presidencial de 1989, com o candidato Zamir Teixeira.

PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA (PCO)

Partido oficializado em 30 de novembro de 1997. Formado por ex-militantes da corrente “causa operária” do Partido dos Trabalhadores. Segue os ideais trotskistas.

PARTIDO DA FRENTE LIBERAL (PFL)

Criado oficialmente em 24 de janeiro de 1985, por dissidentes do Partido Democrático Social, que se uniram ao PMDB, formando a Aliança Democrática para sufragar a candidatura de Tancredo Neves e José Sarney, para presidência da república, na eleição indireta de 1984. Mudou o nome para Democratas, em março de 2007.

PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL (PMN)

Segundo seu manifesto de lançamento, foi criado em 21 de abril de 1984, como um movimento nacionalista. Foi legalizado em 10 de julho de 1985.

PARTIDO DA RECONSTRUÇÃO NACIONAL (PRN)

Criado em 1985 com o nome de Partido da Juventude. Em fevereiro de 1989, com o ingresso de Fernando Collor de Mello no partido, foi rebatizado para PRN.

PARTIDO DA REPÚBLICA (PR)

Fundado em 24 de outubro de 2006, em razão da fusão dos partidos PL e PRONA, para atingirem a cláusula de barreira imposta pelo TSE, depois extinta.

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB)

Dissidentes do PMDB descontentes com o predomínio de correntes de Orestes Quércia, em São Paulo e Newton Cardoso, em Minas Gerais, dentro do partido, fundaram em junho de 1988, o PSDB.

PARTIDO DA REEDIFICAÇÃO DA ORDEM NACIONAL (PRONA)

Partido criado pelo seu presidente, o médico Enéias Ferreira Carneiro. Concorreu às eleições presidenciais em 1989, 1994 e 1998, com agressivo discurso aos “políticos profissionais”.

PARTIDO DE REPRESENTAÇÃO POPULAR (PRP)

Fundado em setembro de 1945, por Plínio Salgado líder da Ação Integralista Brasileira, movimento político identificado com o fascismo italiano. Assim como os demais partidos na época, foi extinto pelo Ato Institucional nº 2.

PARTIDO DEMOCRATA CRISTÃO (PDC)

Fundado em 9 de julho de 1945, em São Paulo, foi extinto em 27 de outubro de 1965, pelo AI nº 2. Seu projeto era fazer uma reforma modernizadora que conduzisse o País para uma democracia social.

PARTIDO DEMOCRATA CRISTÃO (PDC)

Fundado em 1985, fundiu-se com o Partido Democrata Social, dando origem ao Partido Progressista Reformador.

PARTIDO DEMOCRÁTICO NACIONAL (PDN)

Fundado em 21 de setembro de 1927, por dissidentes gaúchos da Aliança Libertadores e dissidentes paulistas do Partido Democrático de São Paulo, além de um pequeno grupo do Distrito Federal. Seu presidente era Joaquim Francisco de Assis Brasil. Em 1929 se incorporou à Aliança Liberal.

PARTIDO DEMOCRÁTICO SOCIAL (PDS)

Fundado em janeiro de 1980 para suceder a ARENA, partido governista extinto com o fim do bipartidarismo. Fundiu-se em abril de 1993 com o PDC, dando origem ao Partido Progressista Reformador.

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA (PDT)

Fundado em 16 de setembro de 1980, por Leonel de Moura Brizola, após este ter perdido a luta pelo registro do PTB, conquistado por Ivete Vargas. Seu lema é, “a defesa da democracia, do nacionalismo e do socialismo”.

PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (PMDB)

Criado em janeiro de 1980 para suceder o MDB, partido de oposição ao regime militar. Seu programa caracteriza-se essencialmente pela defesa da democracia.

PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)

Criado oficialmente em 10 de fevereiro de 1980. Surgiu de movimentos sociais e de greves de metalúrgicos do ABC paulista. Defende a autonomia dos movimentos e organizações populares. Tem como lema o socialismo democrático.

PARTIDO FEDERALISTA BRASILEIRO (PFB)

Quando o Presidente Floriano Peixoto destituiu todos os presidentes das províncias, em 1891, Demétrio Ribeiro, pertencente ao PRR de Julio de Castilhos, apresentou-se como seu sucessor. Não tendo, porém, força eleitoral, abriu dissidência, aliando-se a antigos elementos do Partido Liberal, criando o Partido Federalista Brasileiro, em 31 de março de 1892.

PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE (PHS)

Criado em 1996 foi o nome de Partido da Solidariedade Nacional (PSN). Mudou de nome em 20 de março de 1997.

PARTIDO LIBERAL (PL)

Partido fundado no Rio de Janeiro, em 25 de junho de 1985, pelo Deputado Federal Álvaro Vale.

PARTIDO LIBERAL PROGRESSISTA (PLP)

Partido fundado em 1988, quando obteve registro provisório, para concorrer ao pleito de 1989, para presidente da república.

PARTIDO LIBERTADOR (PL)

Partido político gaúcho fundado em 3 de março de 1928, durante um congresso na cidade de Bagé, por Joaquim Francisco de Assis Brasil. Foi o sucessor do Partido Federalista Brasileiro. Foi extinto pelo Decreto nº 37, de 2 de dezembro de 1937.

PARTIDO LIBERTADOR (PL)

Criado em 10 de novembro de 1945, pelo político Raul Pilla. Quando da redemocratização de 1945, remanescentes do antigo PL, do PRR e do PRL, participaram da organização de uma nova agremiação política. Entretanto, como o Código Eleitoral exigia que os novos partidos tivessem base eleitoral em pelo menos cinco estados, eles decidiram reorganizar o antigo PL.

PARTIDO MUNICIPALISTA BRASILEIRO (PMB)

Fundado em 1985 e extinto em 1990. Ficou mais conhecido por tentar negociar a vaga da candidatura de presidente da república de Armando Corrêa da Silva para Silvio Santos.

PARTIDO POPULAR (PP)

Quando da extinção de Arena e MDB, um grupo de arenistas com tendências liberais e emedebistas moderados, resolveu criar o PP, em dezembro de 1979. O partido foi incorporado pelo PMDB, em 1982.

PARTIDO POPULAR RADICAL (PPR)

Fundado em 10 de março de 1933, no Rio de Janeiro, para concorrer ás eleições da Assembléia Nacional Constituinte, foi extinto, como os demais partidos pelo Decreto nº 37 de 2 de dezembro de 1937, logo após a instalação do Estado Novo.

PARTIDO POPULAR SOCIALISTA (PPS)

Após as quedas dos regimes comunistas na União Soviética e no Leste Europeu, o PCB resolveu durante o X Congresso do partido, realizado em janeiro de 1992, rebatizar sua sigla e efetuar reformas em sua doutrina, criando o PPS.

PARTIDO PROGRESSISTA (PP)

Fundado em 31 de janeiro de 1993, como conseqüência da fusão do PST e PTR. Mais tarde, em janeiro de 1995, fundiu-se com o PPR e com o PRP, dando origem ao Partido Progressista.

PARTIDO PROGRESSISTA BRASILEIRO (PPB)

Fundado em setembro de 1995, partindo da fusão entre o PPR, PP e PRP.

PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO (PRTB)

Fundado em 18 de fevereiro de 1997. Provém de membros do antigo PTR.

PARTIDO REPUBLICANO (PR)

Nascido basicamente da ação do ex-presidente Artur Bernardes, foi o sucessor do antigo Partido Republicano Mineiro. Foi extinto logo após a implantação do Estado Novo, em 1937. Foi reorganizado em agosto de 1945, mas novamente extinto pelo Ato Institucional nº 2 de 27 de outubro de 1965.

PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO (PRB)

Registrado oficialmente em 25 de agosto de 2005. Sua primeira denominação foi Partido Municipalista Renovador.

PARTIDO REPUBLICANO CASTILHISTA (PRC)

Fundado em abril de 1937 por Lindolfo Collor, dissidente do PRR. O partido foi extinto em dezembro de 1937.

PARTIDO REPUBLICANO DEMOCRÁTICO (PRD)

Fundado em 1945, no Rio de Janeiro. Era ligado à grupos da religião protestante. Foi extinto em 1948, quando seus membros fundaram o Partido Trabalhista Democrático.

PARTIDO REPUBLICANO FLUMINENSE (PRF)

Partido fundado nos primeiros tempos a república, por Quintino Bocaiúva, Silva Jardim e Deodoro da Fonseca. Dominou a política do Rio de Janeiro, então Capitão Federal durante toda a Primeira República. Foi extinto em dezembro de 1937.

PARTIDO REPUBLICANO LIBERAL RIO-GRANDENSE (PRL)

Partido político gaúcho fundado em 15 de novembro de 1932, pelo interventor José Antonio Flores da Cunha. Foi constituído por integrantes do Partido Libertador e do Partido Republicano Rio-Grandense, que, aliados desde 1929, formavam a Frente Única Gaúcha (FUG). Foi extinto em dezembro de 1937.

PARTIDO REPUBLICANO MINEIRO (PRM)

Fundado em 1888 e reorganizado em 1897. Liderado por Artur Bernardes, foi extinto em 2 de dezembro de 1937.

PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA (PRP)

Fundado em 3 de julho de 1873, foi o principal e mais influente partido político brasileiro durante a República Velha. Foi criado para discutir os problemas econômicos que afetaram o país após a Guerra da Tríplice Aliança. Esteve no poder durante vários anos. Foi extinto, como os demais partidos, logo após a decretação do Estado Novo.

PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA (PRP)

Fundado em 1945 por Adhemar de Barros e João Café Filho. Em 1946 uniu-se ao Partido Popular Sindicalista (PPS) e Partido Agrário Nacional (PAN) para formar o Partido Social Progressista.

PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA (PRP)

Remanescentes do grupo político de Adhemar de Barros Filho, obteve seu registro provisório junto ao TRS em 1988. Em 1995, fundiu-se com o PPR de Paulo Maluf e o PP, dando origem ao PPB.

PARTIDO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE (PRR)

Partido fundado no Rio Grande do Sul, em 23 de fevereiro de 1882. Seus fundadores eram adeptos ao regime republicano e inspiravam-se no Manifesto Republicano de 3 de dezembro de 1870. Sua organização e orientação política foram ditadas por Julio de Castilhos e Joaquim Francisco de Assis Brasil, seus primeiros grandes líderes. Foi extinto pelo Decreto nº 37 de 2 de dezembro de 1937, junto com os demais partidos políticos brasileiros.

PARTIDO REPUBLICANO TRABALHISTA (PRT)

Criado em 194 para suceder o Partido Republicano Democrático, foi extinto em 1948 quando seus membros criaram o Partido Rural Trabalhista.

PARTIDO RURAL TRABALHISTA (PRT)

Criado para suceder o Partido Republicano Trabalhista, assim como os demais partidos ativos, foi extinto com a decretação do Estado Novo, em 1937.

PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC)

Criado em julho de 1985. Sua origem remonta 1968, quando o vice-presidente Pedro Aleixo, insatisfeito com atos arbitrários do presidente, fundou o PDR. Porém, como havia o bipartidarismo o PDR não foi legalizado. Seu filho Mauricio Aleixo, então criou o PSC, com a mesma doutrina, que é a defesa do parlamentarismo e a democracia baseado nos princípios cristãos.

PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO (PSD)

Fundado em 17 de julho de 1945, pelos interventores nomeados pelo presidente Vargas, no Estado Novo. Juntamente com o PTB foram os dois maiores partidos da segunda república, de 1945 a 1965, quando foi extinto pelo Ato Institucional nº 2 de 27 de outubro.

PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO (PSD)

Tentativa do ex-ministro do governo João Batista Figueiredo, César Cals de sensibilizar pessedistas históricos, que acabaram não aderindo. Obteve seu registro definitivo, em 1991.

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO (PSDC)

Em 30 de março de 1995, foi criado o PSDC baseado na inspiração da Democracia Cristã do Brasil, movimento fundado em 1945. É sucessor do antigo PDC.

PARTIDO SOCIAL LIBERAL (PSL)

Fundado em 2 de junho de 1998, sua ideologia é o social-liberalismo.

PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA (PSP)

Partido criado em junho de 1946, em São Paulo, pelo ex-interventor Adhemar de Barros. Teve grande influência política em eleições, especialmente em São Paulo, quando chegou a suplantar o PSD e UDN. Em outubro de 1965, a edição ao AI nº 2, colocou ponto final em sua trajetória.

PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA (PSP)

Fundado com registro provisório em 1987, para a candidatura de seu mentor José Alcides de Oliveira, o Marronzinho, à presidência da república, em 1989. No ano seguinte teve seu registro cassado.

PARTIDO SOCIAL TRABALHISTA (PST)

Organizado em 1947, no Rio de Janeiro, como um desdobramento do Partido Proletário do Brasil. Assim como os demais partidos políticos, foi extinto em 1965.

PARTIDO SOCIAL TRABALHISTA (PST)

Partido que surgiu em 1983, porém, foi oficializado em 1989. Em fevereiro fundiu-se com Partido Trabalhista Renovador, dando origem ao Partido Progressista.

PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE (PSOL)

Registrado oficialmente em 15 de setembro de 2005. Reúne várias correntes de esquerda, com dissidências do Partido dos Trabalhadores e do PSTU.

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB)

Fundado em 6 de agosto de 1947, no Rio de Janeiro, durante a segunda Convenção Nacional da Esquerda Democrática. Assim como todos os demais partidos, foi extinto pelo AI nº 2 de 1965. Obteve novamente seu registro em julho de 1985, com novas idéias, especialmente a de abandonar o elitismo do partido anterior e construir um “partido das massas”.

PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADOS (PSTU)

Partido político de inspiração trotskista, criado em 1994, em São Paulo. A principal corrente que originou o PSTU foi a Convergência Socialista, ligada a Liga Internacional dos Trabalhadores.

PARTIDO SOCIALISTA REVOLUCIONÁRIO (PSR)

Dissidência do Partido Comunista Brasileiro. Seu maior líder foi Herminio Sachetta. Atuou entre 1937 e 1952, restando apenas um pequeno núcleo em São Paulo, que criou a Liga Socialista Independente.

PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB)

Criado no Rio de Janeiro, no dia 15 de maio de 1945, seu programa era a defesa do trabalhador e seu primeiro grande líder foi Getúlio Vargas. Talvez o partido político de maior influência desde a sua criação até sua extinção em outubro de 1965. Foi recriado em 1980, por Ivete Vargas, sobrinha de Getúlio Vargas.

PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL (PT do B)

Fundado em novembro de 1989, surgiu de uma dissidência do Partido Trabalhista Brasileiro, em São Paulo e Rio de Janeiro.

PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO (PTC)

Oficializado em 22 de fevereiro de 1990. Foi fundado com o nome de Partido da Juventude. Em 1989, antes da eleição presidencial Fernando Collor ingressou no partido que mudou para PRN. Um ano depois passou a se denominar Partido Trabalhista Cristão.

PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL (PTN)

Fundado em 1945 por pessoas ligadas ao Ministério do Trabalho, que tinham côo objetivo organizar a massa sindicalizada independente do PTB. Foi extinto pelo AI nº 2, de 1965. Foi refundado em 1995.

PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL (PTN)

Criado em 1985, pelo jornalista e vereador Carlos Imperial, com o nome de Partido Tancredista Nacional. Imperial havia rompido com o líder do PDT, seu antigo partido, Leonel Brizola. Em 1986, foi rebatizado para Partido Trabalhista Nacional.

PARTIDO TRABALHISTA RENOVADOR (PTR)

Criado em julho de 1985, quando a Emenda Constitucional nº 25, legalizou os partidos comunistas e permitiu aos partidos em formação o registro provisório. Em fevereiro de 1993, o PTB fundiu-se com o PST dando origem ao Partido Progressista.

PARTIDO VERDE (PV)

Fundado oficialmente em 18 de janeiro de 1987. Surgiu de um grupo de intelectuais com ação política inspirada no Partido Verde alemão e no Partido Radical italiano. Definiu-se como um grupo de adeptos a ecologia política, dispostos a participar de um movimento ecológico, pacifista e alternativo.

UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL (UDN)

Partido político fundado em 7 de abril de 1945,de orientação conservadora, para ser o opositor da política de Getúlio Vargas. Foi extinto em 1965 e a maioria de seus membros migrou para a ARENA.

Referências