Elpídio Fialho, dados biográficos
Elpídio Fialho, dados biográficos
Em 03/02/2009, por Marco Antônio Damian
DR. ELPÍDIO FIALHO
Nascido em 24 de setembro de 1909, em Guaporé (RS), filho de Joaquim Vargas Fialho e de Isaura Pereira Fialho. Fez os estudos primário e secundário no Colégio Anchieta, em Porto Alegre, por lá permanecendo para cursar a Faculdade de Medicina de Porto Alegre, formando-se em 1935, defendendo a tese de doutorado: “Anestesia Endovenosa em Pequenas e Grandes Cirurgias”.
Dedicou-se a Clínica e Cirurgia Geral. Realizou cursos de Aperfeiçoamento em Cirurgia com os Médicos Dr. Bruno Marsiaj e Ênio Marsiaj, com o último também Aperfeiçoamento em Obstetrícia. Desempenhou as funções de Interno nas enfermarias da Santa Casa de Misericórdia, sob a direção dos Professores Aurélio de Lima Py, Moisés Menezes e F. Flack.
Começou a exercer as atividades Médicas na localidade de Vila Maria e em Marau, então distrito de Passo Fundo. Foi o primeiro Médico a se estabelecer em Marau, em 1935. Foi o Diretor Geral, durante mais de duas décadas do Hospital Providência, daquela cidade.
Paralelamente ao exercício da Medicina, iniciou atividade política, sendo eleito um dos Vereadores mais votados na eleição de 1947, a primeira após a redemocraticação eleitoral, de Passo Fundo, assumindo a Presidência da Câmara de Vereadores. Nessa qualidade, participou da criação, como um dos fundadores, da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo, em 1950. No ano seguinte iniciou e liderou o movimento emancipacionista de Marau, o que acabou ocorrendo em 1955. Foi o segundo Prefeito eleito de Marau e Deputado Estadual. Seu nome foi dado à praça e à escola da cidade. Faleceu na cidade de Marau, no dia 11 de junho de 1992.
Patrono da Cadeira nº 15 da Academia Passo-fundense de Medicina.