Edmundo Dalmácio de Oliveira
Coronel Mundica | |
---|---|
Nome completo | Edmundo Dalmácio de Oliveira |
Ocupação | comerciante |
Genealogia |
Edmundo Dalmácio de Oliveira filho de João Dalmácio de Oliveira e de Amália Izabel de Oliveira, natural de Lagoa Vermelha, nascido em 28 de outubro de 1883, casou-se com Ambrosina Miranda de Oliveira, e desse matrimônio nasceram três filhas: Neusa, Nara e Nedy, faleceu em Tupanciretã, RS no dia 20 de setembro de 1931.
Biografia, Histórico
Uma breve história de vida de Edmundo
Quando Edmundo Dalmásio D'Oliveira nasceu em 28 de outubro de 1884, em Lagoa Vermelha, Rio Grande do Sul, Brasil, seu pai, João Dalmácio de Oliveira, tinha 21 anos e sua mãe, Amélia Izabel de Almeida, tinha 18 anos. Ele casou-se com Ambrosina de Miranda Lima em 17 de dezembro de 1904, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil. Eles tiveram pelo menos 1 filho e 4 filhas. Ele faleceu em 20 de setembro de 1931, em Tupanciretã, Rio Grande do Sul, Brasil, com 46 anos.
Edmundo Dalmácio de Oliveira, conhecido como Coronel Mundica, é natural de Lagoa Vermelha, nascido em 28 de outubro de 1883, sendo filho de João Dalmácio de Oliveira e de Amália Izabel de Oliveira. Em 1905 casou-se naquele municipio, com Dona Ambrosina Miranda de Oliveira, e desse matrimônio nasceram três filhas: Neusa, Nara e Nedy.
A sua atividade é desenvolvida no comércio, possuindo estabelecimento próprio e gozando de bom conceito na classe à que pertence. Além de seus afazeres comerciais, tem exercido diversos cargos públicos: foi sub-intendente do primeiro distrito de Passo Fundo, por espaço de um ano; em Lagoa Vermelha, foi também sub-tenente e delegado de polícia do primeiro distrito. Mais tarde ocupou o lugar de intendente municipal de Lagoa Vermelha, por nomeação de Borges de Medeiros, no período governamental do Coronel Maximiliano de Almeida, durante três anos.
Voltando a Passo Fundo assumiu novamente o cargo de sub-intendente do primeiro distrito. Filiado ao Partido Republicano, a ele se dedicou com entusiasmo, manifestando uma atividade partidária digna de consideração de todos os correligionários. Foi elemento de real valor nos movimentos revolucionários que convulsionaram o Estado, em 1923 a 1926, ao lado dos que defendiam o princípio da legalidade.
O Coronel Edmuldo Dalmácio de Oliveira goza de estima e acatamento da sociedade passo-fundense.
Títulos, prêmios e honrarias
Denomina a Rua Coronel Mundica
- 1965 - LEI Nº 1176, DE 9 DE SETEMBRO DE 1965 [1] - Art. 1º Ficam denominadas, como seguem, as Ruas do Loteamento Bairro São José de acordo com a planta aprovada pela Prefeitura Municipal: Rua L- Coronel Mundica. - Localização[2]
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 2011 - Edmundo Dalmácio de Oliveira, dados biográficos Em 15/04/2011, por Marco Antônio Damian
Referências
- ↑ «LEI Nº 1176, DE 9 DE SETEMBRO DE 1965». leismunicipais.com.br.
- ↑ «Rua Coronel Mundica». Google maps.