EEEM Joaquim Fagundes dos Reis, dados históricos
EEEM Joaquim Fagundes dos Reis, dados históricos
Em 2011, por Jucênia Teresinha Albrescht
Diretora: Jucênia Teresinha Albrescht
Coordenadora pedagógica: Taís Ribeiro
Professora responsável pelos trabalhos selecionados: Vanessa Dal Paz Ribeiro
Histórico
Pelo Decreto datado de 9 de abril de 1931 foi criado o Grupo Escolar Boqueirão, mas suas atividades só começaram, efetivamente, no velho casarão da Avenida Brasil, esquina com a rua 20 de Setembro, apenas no dia 15 de abril daquele mesmo ano. Na ocasião a diretora era a professora Adelina Silveira Carpes, auxiliada pelas professoras: Maria Cunha, Maria Alba Braga, Ormelina Luterotti dos Santos, Sylla Aragon e 130 alunos distribuídos do 1º ao 5º ano.
Já ao final do ano somavam-se cerca de 202 alunos matriculados. O Grupo Escolar Boqueirão funcionou neste local por aproximadamente 15 anos, depois disso passou a funcionar na Rua Paissandu, no local onde hoje está a Escola Nicolau de Araújo Vergueiro. As mudanças não pararam por aí, pois teve como terceiro endereço o antigo prédio do Colégio Conceição, na Rua Teixeira Soares, em frente ao Hospital São Vicente de Paulo, hoje edifício Conceição. Neste local permaneceu por oito anos. Entre os anos de 1960 e 1962, a escola usou as dependências do Quartel do Exército Nacional.
Após muitas mudanças de localização, a Prefeitura Municipal, na época administrada pelo prefeito Mário Menegaz, que sensibilizado com a falta de instalações próprias da Escola, tomou importantes medidas para que a mesma pudesse enfim ter uma sede definitiva. Por isso decidiu desapropriar terrenos localizados na Avenida Brasil, esquina com a Rua 10 de Abril, local que era chamado de “taipa”, doando-os para o Estado do Rio Grande do Sul para que assim, já com denominação nova, pudesse construir o prédio que abrigaria os alunos do Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis. Em novembro de 1962, as obras ainda que inacabadas, mas definitivas, foram ocupadas primeiramente em apenas dois blocos. A inauguração oficial do novo e também atual prédio, que contou com a presença da delegada de educação, professora Olga Caetano Dias, do prefeito Mário Menegaz, direção, professores, alunos e demais autoridades, só aconteceu em 10 de setembro de 1966.
As mudanças não pararam por aí no Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis, pois além das novas séries que começaram a ser implantadas até a denominação de escola de 1º grau completo, em 1972 o Colégio Comercial Estadual que funcionava nas dependências do então Grupo Escolar Monte Castelo, passou a ocupar as instalações da escola.
Depois de anos de unificação administrativa entre as duas escolas, através da portaria 19.884, publicada em Diário Oficial de 28 de setembro de 1979, as duas escolas foram unificadas sob a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º graus Joaquim Fagundes do Reis.
Cabe informar que o atual nome da escola foi escolhido ainda em 1940 para prestar uma justa homenagem a um dos primeiros moradores de Passo Fundo e o Presidente da primeira Câmara Municipal de Vereadores e, sobretudo, um grande incentivador do progresso em nossa cidade, o Capitão Joaquim Fagundes do Reis.
Por todos estes acontecimentos históricos que envolvem o Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, hoje assim denominado, podemos afirmar que muito foi feito e, ainda se faz, pelas milhares de pessoas entre alunos, professores e comunidade em geral que passaram e passam por esta gloriosa escola.
Fonte: 150 Momentos Mais Importantes da História de Passo Fundo. Osvandré Lech. Academia Passo-Fundense de Letras.