Dino Câneva, dados biográficos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Dino Câneva, dados biográficos

Em 03/02/2009, por Marco Antônio Damian


DINO CÂNEVA

 

Nascido na Itália no dia 11 de setembro de 1884, filho de Gio Batta e de Maria Lago Magdalena, chegou ao Brasil algum tempo depois de ser deflagrada a primeira guerra mundial, da qual teve participação como Médico-Militar, em hospitais de sangue. Cirurgião e Obstetra veio ao Rio Grande do Sul, inicialmente para o então distrito de Carazinho, onde clinicou e casou com Anita Matiotti.

Posteriormente se transferiu para a cidade de Garibaldi, onde criou o primeiro hospital, chamado “Casa de Saúde Doutor Caneva”, em 1920.

Em 1921, se instalou em Passo Fundo, onde atendia nos dois hospitais da cidade, realizando cirurgias e sendo reconhecido publicamente como notável cirurgião. Foi um dos fundadores da Sociedade Passo-fundense de Medicina, em 1931. Fundou junto com a parteira Natália Bonella, que conheceu na Europa, uma maternidade, que funcionou por vários anos num prédio entre as ruas Capitão Eleutério e Bento Gonçalves.

Na revolução de 30 se colocou à disposição da Comissão Médica da Cruz Vermelha, porém, seus afazeres profissionais o impediram de participar.

Quando eclodiu a segunda grande guerra Câneva foi hostilizado em Passo Fundo, em razão de sua origem italiana. Assim, retornou a Carazinho, cidade natal de sua esposa, porém, em seguida fixou residência em Porto Alegre, onde atendia em sua clínica particular situada na Rua Coronel Bordini.

Dino Câneva foi um médico-cirurgião humanitário, que atendia à todos indiscriminadamente. Homem culto apreciava obras de arte, as quais adquiria em suas constantes viagens à Europa e de música clássica, as quais ouvia e as cantava. Naturalizado brasileiro, no dia 24 de dezembro de 1943, faleceu em Porto Alegre no dia 15 de dezembro de 1946.

Patrono da Cadeira nº 14 da Academia Passo-fundense de Medicina.

Referências