Despedida do Padre Valentin Rumpel
Despedida do Padre Valentin Rumpel
Em 03/06/1914, por Valentin Rumpel
Memorial Paróquia Nossa Senhora da Conceição Livro Tombo
Pe. Valentin Rumpel
Aos 3 de junho de 1914 e pelas 17h, eu Pe.Valentin Rumpel, sacerdote da Pia Sociedade das Missões, retirei-me desta paróquia de Passo Fundo a qual administrei por 11 anos, com tanto sacrifício.
Quando cheguei, no ano de 1903, não achei nada, a Matriz velha em ruínas, e o estado religioso em completo abandono, tudo anarquizado, encontrando ainda as conseqüências: revolução, ignorância religiosa e pobreza externa. Comecei a trabalhar e viajar, percorrendo as matas, pregando a palavra de Deus, fazendo doutrinas, auxiliando a moribundos, dispensando a todos as consolações da nossa Santa Religião. Inesquecível é o que sofri e trabalhei, e pouco a pouco voltou o povo a vida religiosa e aumentou o amor a Deus.
Neste ano formaram-se diversos curatos novos nesta Paróquia, separando-se dela o terreno necessário, como o curato de São Luiz de Casca, mais tarde o curato de Erechim e ultimamente o curato do Belo Jacuhy, todos estes curatos faziam parte da Paróquia de Passo Fundo e todos estes lugares percorri e conheço e em todos eles trabalhei pregando e assistindo os moribundos, enfim a todos dispensei as consolações da Nossa Santa Religião. Eu era auxiliado por ótimos coadjutores, como era o Rev. Pe. João Barbizam que por muitos anos trabalhou comigo com zelo e abnegação; o Rev. Pe. João Jap e nos últimos anos o Rev. Pe. Raphael Jap, que com todo o zelo apostólico aplicavam-se na salvação das almas, durante o tempo que eu trabalhava mais por fora eles trabalhavam na cidade.
Fez-se com tanto sacrifício na cidade a bela Matriz, compraram-se belas estátuas com o dinheiro da congregação, compraram-se alfaias e paramentos, isto é, tudo que era necessário para o culto e hoje a Matriz possui tudo que é necessário.
Compraram-se quatro bons sinos da Europa, talvez sejam os melhores desta Diocese, e se fez tudo isso com grande sacrifício por parte nossa e dos padres. Fora da cidade em toda parte o estado religioso da paróquia é florescente, capelas bonitas e boas se acham, assim que a paróquia oferece hoje outro aspecto do que quando vim, e promete as melhores esperanças para o futuro.
E hoje com o coração magoado de dor, vou deixar este meu campo de ação sendo pela vontade de meus superiores transferido para Nova York, e vou por obediência. Desejando, na minha despedida a esta paróquia, por mim tão amada, banhada com meu suor e sangue a Benção de Deus, a deixo. Nossa Senhora da Conceição, a grande padroeira dela, a defenda contra todos os males, acompanhando-a para que progrida sempre mais no equilíbrio religioso, e para que todos estes seus queridos paroquianos sejam abençoados por Deus, que faça tudo para o melhor das almas. Vou mais pobre do que quando vim, porém levo a consolação comigo, a voz da consciência que me diz que fiz tudo o possível que estava no meu poder. Queira o bom Deus perdoar-me as faltas que cometi, e alargar sobre esta Paróquia e todos os meus sua sagrada bênção.
E por ser verdade assino, Passo Fundo, 3 de junho de 1914.
Pe. Valentin Rumpel