Daniel Dipp, dados biográficos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search

Daniel Dipp, dados biográficos

Em 30/04/2006, por Selma Gandini Costamilan


Dados biográficos do Dr. Daniel Dipp[1]

SELMA COSTAMILAN[2]


Daniel Dipp é natural desta cidade, tendo nascido no dia cinco de fevereiro de 1915. É filho de Isa Dipp e Salinia Dipp, naturais da Síria. Foi casado com Helena Lângaro Dipp, filha de Aparício Lângaro e Noemi de Lima Lângaro. E tiveram três filhos: Gilson, Hamilton e Airton, respectivamente ministro de STJ em Brasília, advogado em Porto Alegre, e engenheiro civil, deputado estadual, deputado federal, ex-prefeito e prefeito de Passo Fundo.

A família Dipp sempre foi relacionada e entrosada em todas as entidades sociais de nossa cidade.

Daniel Dipp ingressou na vida política de Passo Fundo, tendo sido prefeito municipal, deputado estadual e federal.

Em todas essas ocasiões, sua atenção e seu interesse estiveram voltados para a sua cidade que muito lhe deve.

Na prefeitura de Passo Fundo. Daniel Dipp substitui  Armando Araújo Annes, de quem já fora companheiro de chapa como vice-prefeito.

A sua administração foi pautada pelo cunho do partidarismo (PTB), mas ainda assim deixou grande saldo de realizações positivas.

Preocupou-se com a instrução pública, com o problema rodoviário, com a remodelação da cidadee dispensou particular atenção à melhoria de condições da população do interior.

Podemos ainda citar três obras, das mais importantes, na sua administração, como prefeito municipal:

1° -Criação da Rádio Municipal de Passo Fundo.

2° -Instalação do Hospital Municipal.

 3°- Legalização dos terrenos da zona urbana de Passo Fundo, solucionando assim uma pendência quase centenária, que existia ente a prefeitura municipal e a Mitra Diocesana.

Veio a falecer em vinte e seis de novembro de 1987.


Daniel Dipp e sua administração


Cada grande causa tem, sempre, um homem à sua altura. E esse homem na grande causa foi Daniel Dipp, uma das figuras de maior relevo entre os grandes homens públicos que surgiram em Passo Fundo.

Foi vice-prefeito, de 1947 a 1950, na então administração do prefeito Armando de Araújo Annes.

Foi deputado estadual de 1950 a 1951. Foi prefeito de 1951 a 1954, quando realizou uma notável obra administrativa, abarcando todos os setores, sendo prodigiosa e inegável a sua atividade. No decurso de apenas um ano e três meses de sua gestão, processou-se uma extra-ordinária transformação na situação do município.

Esse milagre operou-se, verdade seja dita, porque o governo do município não se estribava em joguete de ambições pessoais, de combinações partidárias, de interesses demagógicos, mas se transformava em objeto de consciência, servida pela firme energia de uma vontade que soube dirigir e que soube realizar. Na administração do município, Daniel Dipp não se deteve um só momento. Pouco lhe importava que o honrassem ou censurassem.

Foi uma fé que não vacilou nos seus princípios e uma inteligência temperada de bom senso e retidão, uma calma serena nas crises graves e nos momentos mais difíceis.

De corpo e alma se consagrou à administração de sua terra natal. Fica a assinalar como o mais expressivo testemunho da grande obra que realizou, destacando-se a área da educação, com 40 escolas construídas no interior do município. Em apenas 15 meses de sua gestão, contratou a execução do Plano Diretor da Cidade e asfaltou o centro. Remodelou completamente a Avenida Brasil.

Obras magníficas de sua gestão foram a construção do Hospital Municipal César Santos, a instalação do SANDU e do Centro de Saúde em nossa cidade.

Promoveu a instalação de luz elétrica, dentro e fora das casas, nos principais subúrbios e vilas.

Foi o criador do Departamento Municipal de Estrada de Rodagem.

Durante apenas um ano e três meses de governo municipal, o Dr. Daniel Dipp realizou extraordinária obra administrativa.

Ocupou, com brilhantismo, a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Foi deputado federal durante o período de 1954 a 1962, cuja brilhante atuação lhe agradece o povo de Passo Fundo.

Referências

  1. Publicado na Revista Água da Fonte n° 4
  2. Professora, escritora e membro da Academia Passo-Fundense de Letras