Cartão Postal, Rua Bento Gonçalves
Cartão Postal, Rua Bento Gonçalves
Em 04/09/2008, por Diego Chimango Vargas
Rua Bento Gonçalves
Hoje, além de ser uma das “veias principais” no desenvolvimento de Passo Fundo, a Rua Bento Gonçalves é um dos poucos lugares do município que preserva importantes registros arquitetônicos que reportam a história do município. Construções como a sede do Banco do Brasil (inaugurada em 1969), e a Igreja Metodista, ambos na esquina com a Av. Brasil. No cruzamento com a Rua Morom, esta o antigo prédio do Banco da Província, mais adiante o majestoso Hotel Turis, onde antigamente também funcionava o Cine Teatro Pampa, hoje transformado em estacionamento. O Clube Caixeiral, um dos mais tradicionais da cidade, também tem sua sede instalada em um belíssimo prédio em frente a Praça Marechal Floriano, entre tantas outras construções que se misturam aos modernos edifícios que abrigam estabelecimentos comerciais e residências, dois shoppings, e mantém a tradição dos cafés e passeios na praça situada no coração da cidade
Reformas sociais e econômicas, maior liberdade para as províncias, e redução dos impostos sob produtos gaúchos, eram algumas das bandeiras de Bento Gonçalves no comando dos revoltosos. Foi aclamado como Presidente da República, proclamada em 11/09/1836 pelo General Neto, ficando conhecido por sua bravura e coragem e pelas conquistas no decorrer do conflito. Entre os diversos episódios da Revolução Farroupilha, esta a passagem de Bento Gonçalves pelas terras de Passo Fundo.
Com o fim da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves afastou-se definitivamente da política e retornou as atividades campesinas, falecendo dois anos depois, vitima de pleurisia. Era sua esposa Caetana Garcia, com quem teve 8 filhos.