Bernardino da Costa Santos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Bernardino da Costa Santos
Foto:
Nome completo Bernardino da Costa Santos
Ocupação médico
Genealogia

Bernardino da Costa Santos filho de Antonio da Costa Santos e de Angelina Januzzi da Costa Santos, nascido no Rio de Janeiro no dia 9 de maio de 1915,

Biografia, Histórico

Uma breve história de vida de Bernardino

Quando Bernardino da Costa Santos nasceu em 9 de maio de 1915, em Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, seu pai, Antônio Da Costa Santos, tinha 27 anos e sua mãe, Angelina Januzzi, tinha 33 anos.


Nascido no Rio de Janeiro no dia 9 de maio de 1915, filho de Antonio da Costa Santos e de Angelina Januzzi da Costa Santos. Iniciou-se no curso primário e ginasial no Instituto de Preparatórios, Rio de Janeiro. Em 1934, ingressou no curso de Medicina da Universidade do Brasil, na então Capital da República, formando-se em 1939. Freqüentou o curso da Escola de Saúde do Exército, colocando-se em primeiro lugar, no concurso para Médicos do Exército, realizado em 1940, obtendo a mesma classificação na Escola Superior de Ensino. Desempenhou as funções de Interno (por concurso) da Assistência Pública do Rio de Janeiro; Interno do Serviço de Cirurgia do Dr. Brandão Filho; Auxiliar Acadêmico da Assistência Pública do Rio de Janeiro.

Chegou a Passo Fundo 1949, para prestar serviços no III / 8º Regimento de Infantaria, que alguns anos depois passou a se denominar 1º / 20º Regimento de Cavalaria do Exército, como Capitão-Médico da formação sanitária, mas, igualmente atendia em seu consultório particular, juntamente com sua esposa, a médica alemã, Hilda Wildmann Santos e nos hospitais. Especializou-se em Alta Cirurgia, Ginecologia e Vias Urinárias.

No ano de 1960, deixou Passo Fundo se transferindo para o Rio de Janeiro para o Posto Médico do Ministério da Guerra, quando promovido ao posto de Tenente Coronel. Passou à reserva em 22 de outubro de 1966, na patente de General de Brigada.

Antes de vir residir em Passo Fundo, realizou curso e tirou brevê como Piloto Aviador Civil e Piloto Aviador Internacional. Nesta cidade foi Presidente do Aero Clube de Passo Fundo, com uma gestão profícua, conseguindo até mesmo a cedência definitiva de uma aeronave do Exército para a entidade. Adepto dos esportes náuticos foi um dos fundadores do Clube Náutico Capinguí, em 1950. Foi condecorado com a Medalha Militar de Bronze e Medalha Marechal Hermes. Faleceu no Rio de Janeiro.

Patrono da Cadeira nº 9 da Academia Passo-fundense de Medicina

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências