Bartolomeu Lourenço de Gusmão
Bartolomeu Lourenço de Gusmão | |
---|---|
Nome completo | Bartolomeu Lourenço
de Gusmão |
Ocupação | Padre |
Genealogia |
Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu no dia 19 de dezembro de 1685 na Capitania de São Vicente, onde hoje se situa a cidade de Santos (SP), filho de Francisco Lourenço Rodrigues e de Maria Álvares, faleceu em 18 de novembro de 1724, em Toledo, Castilla-La Mancha, Espanha.
Biografia
Uma breve história de vida de Bartolomeu Lourenço de
Quando Bartolomeu Lourenço de Gusmão o padre voador nasceu em 1685, em Santos, São Paulo, Brasil, seu pai, Francisco Lourenço Rodrigues de Gusmão, tinha 21 anos e sua mãe, Maria Alvares, tinha 21 anos. Ele faleceu em 18 de novembro de 1724, em Toledo, Castilla-La Mancha, Espanha, com 39 anos, e foi sepultado em Toledo, Castilla-La Mancha, Espanha.
Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu na Capitania de São Vicente, onde hoje se situa a cidade de Santos (SP), no dia 19 de dezembro de 1685, sendo filho de Francisco Lourenço Rodrigues e de Maria Álvares. O casal teve um total de doze filhos, com a maioria deles orientados a seguirem a carreira eclesiástica, incluindo Bartolomeu. Por ser filho de portugueses que se instalaram no Brasil, ele era considerado de etnia luso-brasileira. Ele fez seus primeiros estudos em sua terra natal e deu continuidade a eles na então província da Bahia, na época chamada “Baía de Todos os Santos”. Lá, ingressou em uma instituição denominada Seminário de Belém onde foi ordenado noviço e seguiu em definitivo o sacerdócio. (Revivendo Passo Fundo, 2022)[1]
BARTOLOMEU DE GUSMÃO, Rua (Bairro São José)
Bartolomeu Lourenço de Gusmão, padre jesuíta e precursor aeronáutico brasileiro, nasceu em Santos (SP) no dia 19 de dezembro de 1685. Foi nomeado capelão da Casa Real por D. João V. Concebeu um aerostato, que chamou de “instrumento de voar”, conseguindo auxílio da coroa portuguesa para a realização do projeto em 1709. Após três tentativas, conseguiu fazer com que o balão levantasse a uma altura de quatro metros. O povo chamou o aparelho de “Passarola” e a Gusmão de “padre voador”. Converteu-se ao judaísmo antes de morrer e fugiu para a Espanha em 1724, evitando as perseguições da Inquisição. Faleceu num hospital de Toledo, Espanha, durante a fuga, em 1724, aos 39 anos.
Fontes: Lei 660 de 23/12/1955; DI RUSSO, B. Nome, p. 45; BOCORNY, L. G. Histórico, p. 110; Enciclopédia Encarta.
Títulos, prêmios e honrarias
Rua Bartolomeu de Gusmão
- 1955 - LEI Nº 660 DE 28 DE DEZEMBRO DE 1955[2] - Art. 1º- Fica adotada a nomenclatura de Ruas e Praças da cidade, organizada pela Comissão Especial de Nomenclatura de Ruas, da Câmara Municipal de Vereadores, que vai anexar a esta Lei, em relação alfabética, aprovada pelo Poder Legislativo. -Rua Bartolomeu de Gusmão LO B. S. José - Localização[3]
Obras
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
Referências
- ↑ Revivendo Passo Fundo, 2022
- ↑ LEI Nº 660 DE 28 DE DEZEMBRO DE 1955 - leismunicipais.com.br.
- ↑ Rua Bartolomeu de Gusmão - Google Maps