Armando Torres de Vasconcellos, dados biográficos
Armando Torres de Vasconcellos, dados biográficos
Em 16/02/2009, por Marco Antônio Damian
ARMANDO TORRES DE VASCONCELLOS
Nascido em Porto Alegre no dia 30 de outubro de 1888, filho de Irineu Rodrigues de Vasconcellos e de Jacinta Torres de Vasconcellos. Realizou os estudos colegiais em escolas públicas, na Associação dos Empregados do Comércio e no Instituto Bloncato, sempre em Porto Alegre. Em 1912, ingressou na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, doutorando-se em 1916, com a tese: “Breves Considerações sobre a Higiene Alimentar dos Lactantes”. Especializou-se em Pediatria, Obstetrícia e Farmácia. Freqüentou os cursos de Tracomologia e Leprologia, do Departamento Estadual de Saúde, com os Professores Aldeia Esteves, Pessoa e Mengeon.
Chegou a Passo Fundo ainda na década de 10, instalando consultório e farmácia, na Avenida Brasil, próximo a Praça da República, hoje Praça Professor Ernesto Tochetto. O estabelecimento se chamava Farmácia Auxiliadora. Junto a ela funcionava um Laboratório de Manipulação Homeopática, registrado como Homeopatia do Dr. Vasconcellos. Em 1931, foi convidado pelo Prefeito Henrique Scarpelini Ghezzi, para assumir a chefia da Assistência Pública Municipal, pela qual tomou várias medidas de prevenção às doenças e higiene elogiadas pela população.
Quando da instalação do Posto de Higiene, atual Centro de Saúde, órgão do Departamento Estadual de Saúde, assumiu sua direção, em 1939, ocupando-o até 1946. Ocupou o mesmo cargo nos Postos de Higiene de Porto Alegre e São Leopoldo.
Prestou sua contribuição à diversas entidades filantrópicas e beneficentes, e, em 1942, foi o criador e um dos fundadores da Sami (Serviço de Auxilio à Maternidade e Infância), entidade que funciona até este momento. Pertenceu à Sociedade Passo-fundense de Medicina, como um dos fundadores. Ajudou a criar e foi um dos professores da Escola de Enfermagem e Parteiras Práticas do Hospital de Caridade. Exerceu o cargo de Médico da Brigada Militar, graduando-se como Capitão-Médico. Foi um dos fundadores da Associação Passo-fundense de Amparo à Maternidade e Infância do Hospital São Vicente de Paulo e Diretor Clínico do Hospital de Caridade. Foi presidente do Rotary Club de Passo Fundo.
Posteriormente transferiu residência para a cidade de Getúlio Vargas, onde continuou a exercer a Medicina, e nessa cidade faleceu no dia 9 de dezembro de 1966.
Patrono da Cadeira nº 31 da Academia Passo-fundense de Medicina