Alfredo Oscar Magalhães de Vasconcellos

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Alfredo Oscar Magalhães de Vasconcellos
Foto:
Nome completo Alfredo Oscar Magalhães de Vasconcellos
Nascimento 6 de agosto de 1927
Local Passo Fundo (RS)
Morte 25 de fevereiro de 1992
Local Passo Fundo (RS)
Ocupação médico
Genealogia Não encontrada

Alfredo Oscar Magalhães de Vasconcellos filho do médico Armando Torres de Vasconcellos e de Raphaela Magalhães de Vasconcellos. nascido em Passo Fundo (RS) no dia 6 de agosto de 1927, faleceu em Passo Fundo, no dia 25 de fevereiro de 1992.

Biografia, Histórico

Nascido em Passo Fundo (RS) no dia 6 de agosto de 1927, filho do médico Armando Torres de Vasconcellos e de Raphaela Magalhães de Vasconcellos. Realizou os estudos iniciais, primário e ginasial, no Colégio Nossa Senhora da Conceição e o científico no Colégio Rosário, em Porto Alegre. Iniciou o curso de Medicina na Faculdade de Medicina do Paraná, em Curitiba, transferindo-se posteriormente para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, onde se graduou em 1951.

Durante os 10 meses seguintes exerceu a profissão de Médico na localidade de Barão, distrito de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Posteriormente veio residir e clinicar na região de Passo Fundo, inicialmente em Sertão e posteriormente em Getúlio Vargas. Em 1967, mudou-se para Passo Fundo. Era Clínico Geral, Cirurgião e Obstetra. Igualmente realizou curso em Homeopatia no Laboratório Almeida Prado, em Curitiba.

Exerceu cargos públicos, como por exemplo, em 1959, foi nomeado para o cargo de Clínico Geral do Palácio Piratini. Entre 1962 e 1967, foi Chefe do Porto de Higiene da cidade de Getúlio Vargas, onde também foi Diretor do Hospital São Roque.

Em Passo Fundo, foi Supervisor do Serviço de Documentação Científica do Hospital São Vicente de Paulo, em 1969. Em 1971, ministrou curso aos alunos da Faculdade de Medicina e de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, sobre os aspectos Anatômicos e Histo-Fisilógicos do Aparelho Reprodutor Masculino e Feminino. Faleceu em Passo Fundo, no dia 25 de fevereiro de 1992.

Patrono da Cadeira nº 3 da Academia Passo-fundense de Medicina

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências