Afonso Simões Pires Neto, dados biográficos
Afonso Simões Pires Neto, dados biográficos
Em 02/02/2009, por Marco Antônio Damian
AFFONSO SIMÕES PIRES NETO
Nascido na cidade de São Sepé (RS) no dia 30 de junho de 1920. Realizou os estudos colegiais em sua cidade natal e em Porto Alegre. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, no dia 18 de dezembro de 1947. Especializou-se em Cirurgia e Clínica Geral. Começou a exercer a profissão em Porto Alegre e posteriormente foi para a cidade de Augusto Pestana. Idealista, tinha verdadeiro amor à profissão. Sabedor que pequenos municípios não possuíam médicos se transferia para essas localidades. Assim transferiu residência para a cidade de Sarandi, atendendo também em Ronda Alta, como único médico desses municípios.
Em meados dos anos 50, retornou a São Sepé, onde juntamente com seu tio Inocêncio Simões Pires, fundou o Hospital da Cidade.
Chegou a Passo Fundo, em 1955 para trabalhar no Samdu (Serviço de Atendimento Médico Domiciliar de Urgência), em seu consultório particular e nos hospitais. Foi médico e depois coordenador da fusão entre os institutos de previdência que deram origem ao Instituto Nacional de Previdência Social.
Enquanto esteve em Passo Fundo se especializou em Estomatologia e depois em Cardiologia Clínica. Juntamente com os colegas Dr. César José dos Santos e Dr. Jesus Mário Flores Lopes, idealizou e trabalhou para a criação da Faculdade de Medicina de Passo Fundo. Preparou-se para lecionar Fisiologia na Faculdade de Medicina, mas teve de sepultar o sonho, em razão de grave problema de saúde.
Após deixar Passo Fundo foi residir e exercer a Medicina em Marau, onde ficou poucos anos, indo morar em Porto Alegre.
Affonso Simões Pires Neto foi Vereador eleito da cidade de Sarandi em 1951 e Vereador eleito de Passo Fundo, em 1959, sempre pelo Partido Trabalhista Nacional. Recebeu da Câmara de Vereadores de Passo Fundo o Diploma de Serviço Público Relevante, em 1967. Foi Membro da Associação Médica do Rio Grande do Sul.
Affonso Simões Pires Neto é descendente de Vicente Simões Pires, um dos primeiros médicos do Rio Grande do Sul, do tempo do Império, ele que fez o parto do General Flores da Cunha. Faleceu na cidade de Porto Alegre no dia 2 de junho de 1978.
Patrono da Cadeira nº 1 da Academia Passo-fundense de Medicina.