A mais longa das provas
A mais longa das provas
Em 03/07/2006, por Nelson Marques da Rocha
Alcídio Schroeder, o Leão da Serra, venceu a Copa do Rio Grande do Sul em 1948
Foi em 26 de setembro de 1948 que Alcídio Schroeder, o Leão da Serra, recebeu a bandeirada como o vencedor da até então mais longa das provas disputadas no Estado. Tratava-se da Copa do Rio Grande, uma competição importante na qual os pilotos, partindo de Porto Alegre, iam a Passo Fundo e retornavam à Capital. Para as gerações que não viveram a época das carreteras, nas décadas de 40 e 50 do século passado, é impossível imaginar as condições em que essas competições se realizavam.
Primeiro, porque os carros não dispunham de numerosas melhorias tecnológicas que foram sendo acrescentadas aos automóveis nas últimas cinco décadas. Mais importante que essa condição, era a precariedade das estradas. Quando a Copa do Rio Grande se realizou, em 1948, o Rio Grande do Sul só tinha uma rodovia pavimentada: a que ligava Porto Alegre a São Leopoldo. O restante das estradas era de chão batido.
Foi com essas condições que o Leão da Serra levantou a Copa, rugindo por estradas de terra com sua carretera sem para-lamas. A foto acima mostra Alcídio Schroeder e seu automóvel no 1° Circuito Cidade de Passo Fundo.
Colaboração de Nelson Marques da Rocha, de Passo Fundo (RS)