A Feira Do Livro De Passo Fundo - Consideração
A Feira Do Livro De Passo Fundo - Consideração
Em 15/05/2015, por Welci Nascimento
A Feira Do Livro De Passo Fundo - Consideração
(Welci Nascimento - Instituto Histórico de Passo Fundo)
Corria o ano de 1976. Ano de eleições municipais. Em Passo Fundo, é eleito o empresário Wolmar Antônio Salton e o seu vice; Dr. Firmino da Silva Duro pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro, MDB, de oposição ao regime militar reinante no Brasil, desde o ano de 1964.
Em março de 1977 Wolmar Salton toma posse na administração municipal e nomeia para dirigir a Secretaria Municipal de Educação e Cultura o professor Athanásio Orth. Ele ministrava aulas no Colégio Bom Conselho, educandário esse que oferecia um eficiente curso de férias visando à titulação de "professores leigo", em exercício nas escolas no interior do Estado.
Uma das metas de educação do professor Athanásio era a de implantar a feira do livro na cidade de Passo Fundo. Para que isso fosse concretizado ele convidou para uma reunião a ser realizada na sua sala de trabalho os livreiros. Eram poucos, não mais de quatro. Convidou também o Presidente da Associação Comercial. Estive presente na reunião, na qualidade de seu assessor, uma vez que eu era vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, cujo presidente era o padre Elli Benincá.
A ideia do professor Athanásio de organizar uma feira do livro na cidade de Passo Fundo, foi aplaudida por todos os livreiros. Muitas ideias iam surgindo visando a realização do evento, uma vez que Passo Fundo estava vivendo um acelerado ritmo de desenvolvimento cultural e educacional em razão dos cursos universitários implantados pela Universidade de Passo Fundo.
Outros encontros foram realizados, com a presença dos empresários no setor de livrarias. Associação Comercial e o pessoal técnico da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, foi lançada a ideia de criar a Associação de Livrarias da Cidade de Passo Fundo, sendo escolhido o Sr. Eduir Comim para estudar a matéria. Ele era um dos proprietários da Livraria das Faculdades, instalada na Av. Brasil, na histórica “calçada alta”. Fui designado como coordenador da Ia FEIRA DO LIVRO que seria realizada no final do ano de 1977.
Dois problemas deveriam ser superados: primeiro, abastecer as livrarias, segundo: construir as barracas para serem colocadas na feira. A participação do poder público municipal foi decisiva. A Prefeitura oportunizou o transporte para que as livrarias trouxessem os livros de Porto Alegre com o compromisso de oferecerem 20% de desconto à população e se comprometerem de construir barracas de madeira, uma para cada livraria.
No final de 1977 a Feira do Livro de Passo Fundo foi aberta ao público, tendo por local a Praça Almirante Tamandaré. As autoridades civis, militares e eclesiásticas estiveram presentes no evento, abrilhantado pela banda da Brigada Militar.
Em 1978 assumiu os destinos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura o professor Jorge Niederauer de Lima, em virtude do falecimento do professor Athanásio Orth, no início do ano, num acidente automobilístico.
O projeto da Feira do Livro não foi interrompido. No final do ano foi aberta a II Feira do Livro, agora instalada na Praça Marechal Floriano, mais precisamente na Av. General Neto. Ali foram instaladas 4 barracas. Autores como Ciro Martins, entre outros, estiveram presentes para autografar suas obras. A Feira do Livro começou a se consolidar e o evento se repetiu no ano seguinte com a presença de muitos escritores gaúchos como Josué Guimarães, Sérgio Capparelli, Jaime Caetano Braum.
Em 1980 eu assumo a Secretaria Municipal de Educação, sendo prefeito o Dr. Firmino da Silva Duro, em vista do falecimento do empresário Wolmar Antônio Salton.
Com a experiência de ter conseguido coordenar cinco Feiras do Livro, graças a nossa equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Associação dos Livreiros e da Associação Comercial, abrimos em 1982 a VI Feira do Livro de Passo Fundo com a participação da Livraria das Faculdades, da Livraria Maxmar, da Papelaria Pacheco e da Livraria Cátia.
Uma das atrações da VI Feira do Livro foi a presença do escritor de livros infantis e juvenil Sérgio Capparelli com suas obras Meninos da Rua da Praia, Você fugiu de Casa e Ana de Salto Alto.
Embora a Feira tenha sido abalada por um forte temporal que levou prejuízo aos livreiros, ela foi encerrada como foi aberta ao público com uma programação artística a cargo dos artesãos e dos artistas plásticos de Passo Fundo.
É bom que se diga que a Prefeitura de Passo Fundo pagava a estadia dos escritores que vinham para autografar na praça seus livros. Por ocasião da realização da I Feira do Livro aqui esteve o escritor gaúcho Josué Guimarães, amigo do professor Athanásio Orth.
Esta é a história dos primórdios da Feira do Livro de Passo Fundo que, hoje se constitui num sucesso.