15 dias que abalaram Passo Fundo

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
15 dias que abalaram Passo Fundo
Descrição da obra
Organizador Ivaldino Antônio Tasca
Título 15 dias que abalaram Passo Fundo
Subtítulo os 50 anos do movimento

da legalidade através dos jornais

Diário da Manhã e O Nacional

Assunto História
Formato E-book (formato PDF)
Editora Projeto Passo Fundo
Publicação 2011
Páginas 98
ISBN 978-85-64997-21-9
Formato Papel 15 x 21 cm
Editora Berthier
Publicação 2011

15 dias que abalaram Passo Fundo: os 50 anos do movimento da legalidade através dos jornais Diário da Manhã e O Nacional Folhear as edições de 26 de agosto a 9 de setembro de 1961 dos jornais Diário da Manhã e O Nacional com a cobertura do movimento da Legalidade é experiência notável. Os diretores Macio de Castro, de O Nacional, e Túlio Fontoura, do Diário da Manhã, nos deixaram, nessas páginas históricas, exemplo vivo de como cumprir suas obrigações com alma. E, claro, também com garra, muita garra."

Apresentação

Apresentação, pelo Autor

A LEGALIDADE EM PASSO FUNDO

Uma efervescência jamais repetida posteriormente foi o que viveram os passo-fundenses no período que vai do dia 26 de agosto ao dia 9 de setembro de 1961, dentro do que conhecemos por campanha pela Legalidade. Apenas a existência de uma pujante militância trabalhista em Passo Fundo não explica a magnitude da pronta e vigorosa reação surgida aqui clamando pelo cumprimento da Constituição vigente.

Mais do que compromisso com um partido político, no caso o PTB, que estava na Prefeitura Municipal e no Governo do Estado, a manifestação da população foi expressão de compro- misso com os princípios democráticos, com a ordem legal, com a normalidade institucional. Aqui, independente de sigla partidária, religião, profissão, classe social, sexo, se exigiu que João Goulart assumisse no lugar de Jânio Quadros conforme tinha sido determinado, majoritária e democraticamente, pelas urnas.

Os 15 dias que abalaram Passo Fundo nos deixaram várias lições, e uma delas foi essa da população ter sabido se postar com altivez, acima de divergências pequenas e eventuais, quando um valor mais alto foi posto em sua frente. Aqui aconteceu da sociedade pluralista se unir, sem abdicar da integridade individual, em torno de algo maior. Os acontecimentos locais foram expressão de uma comunidade que tinha exata consciência da gravidade da crise que atingiu a Nação e a consciência clara da postura que os fatos exigiam.

Esta publicação comemorativa aos 50 anos da Legalidade no Município mostra, através das páginas vibrantes dos dois jornais, o que aconteceu entre nós, quer homenagear e agradecer a população de Passo Fundo daqueles dias de agosto/setembro de 1961 pela bela lição de democracia que nos deixou.

Agradecemos também a Universidade de Passo Fundo através da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Arquivo Histórico Regional e, ainda, ao Projeto Passo Fundo pela colaboração que tornou possível viabilizar esta publicação.

Boa leitura.

Demais Participantes: Adelar Heinsfeld, José Ernani de Almeida, Marina de Campos

Índice

  • A LEGALIDADE EM PASSO FUNDO 11
  • O PANO DE FUNDO DA CAMPANHA DA LEGALIDADE 13
  • O CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL13
  • O SIGINIFICADO DA LEGALIDADE 21
  • UM MAIOR DE 68 EM PASSO FUNDO 27
  • O NACIONAL 31
  • A HISTÓRIA DE QUEM REGISTRA A HISTÓRIA 31
  • DIÁRIO DA MANHÃ 33
  • UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO 33
  • JORNALISMO COM ALMA 34
  • CRONOLOGIA DE UM LEVANTE 36

Conteúdos relacionados

  • A versão e-book foi lançada na 27ª Feira do Livro de Passo Fundo ocorrida de 01 a 10 de novembro de 2013.

Referências