Alori Batista Castilhos
Alori Castilhos | |
---|---|
Nome completo | Alori Batista Castilhos |
Nascimento | 20 de dezembro de 1951 |
Local | São José dos Ausentes (RS) |
Ocupação | advogado |
Alori Batista Castilhos nasceu em 20 de dezembro de 1951, em São José dos Ausentes (RS). É filho de Alaor Santos Castilhos e Zélia Batista Castilhos. É casado com Jandira I. T. Velho Castilhos, com quem tem os filhos Cristiano, Cristina e Denise Castilhos.
Biografia
Alori iniciou uma formação técnica em mecânica de automóvel (Ginásio Industrial), fez o curso clássico em Erechim e o terceiro grau no Colégio Osvaldo Aranha de Alegrete (RS).
Desde 1975, atua como advogado e, atualmente, atende nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas já trabalhou como mecânico, militar, serventuário da Justiça, supervisor e gerente médio do Banco do Brasil (aposentando-se pela PREVI), empresário e secretário da Fazenda Municipal de Passo Fundo de 2001 a 2004.
Seus cursos de aperfeiçoamento abrangem as áreas de direito e administração, como os seminários de Estudos sobre Direito Agrário (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul), sobre o Novo Código de Processo Civil, sobre Direito na Empresa e sobre Direito do Trabalho (Universidade de Passo Fundo); curso de dicção e declamação (professora Carmem Viana, do Rio de Janeiro) entre vários outros cursos realizados internamente no Banco do Brasil. Outras áreas de aperfeiçoamento incluem: análise de balanço e empresarial, supervisão, direito aplicado nas relações da empresa, administração de empresas, organização e métodos, relações humanas e públicas, técnica de treinamento em serviço, qualidade total e matemática financeira.
Também fez curso de Parapsicologia (com o professor Salvador Garcia Doroeste ? Centro Latino Americano de Parapsicologia das Faculdades Anchieta de São Paulo); ADESG: 3º Ciclo de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (1990) no 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado de Passo Fundo (RS); Ciclo de Extensão sobre
Revisão Constitucional ? Presidência da República ? Estado Maior das Forças Armadas ? Escola Superior de Guerra ? Rio de Janeiro (1993); cursos regionais de treinamento da Associação Riograndense de Técnicos em Administração Fazendária (Erechim, Capão da Canoa, Torres e Passo Fundo); Seminário Democracia, Participação e Qualidade (Fundação Cultural Planalto de Passo Fundo, em 2000); curso de Como Atualizar, Reformar e Modernizar o Código Tributário Municipal (Centro Interamericano de Administração Pública, em 2001, São Paulo); Encontro sobre o Estatuto da Cidade e Questões Tributárias (Instituto de Estudos Municipais, em 2001, Porto Alegre); Seminário Interno Sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal e Plano Plurianual (Prefeitura Municipal de Passo Fundo, em 2001); VII Encontro Regional de Controle e Orientação (Tribunal de Contas do Estado, em 2001, Passo Fundo); IV Programa de Orientação às Administrações Públicas (Tribunal de Contas do Estado, em 2001, Porto Alegre); VI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios (Confederação Nacional de Municípios, em 2003).
Alori também fez várias viagens que resultaram em estudos. No Uruguai, em 1994, foi chefe da delegação da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra em viagem de estudos agendada por esta instituição, que compreendeu uma Semana em Montevidéu, com recepção na Embaixada Brasileira, e também visitas e palestras nas sedes da Aladi e Mercosul. Houve uma recepção solene e mais uma palestra no Centro Nacional e de Altos Estúdios Militares da República del Uruguay, ocasião em que foi homenageado com uma placa alusiva ao encontro, oferecida pelo comandante.
Ao Chile, em 1997, também foi feita uma viagem de estudos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, com representação de Passo Fundo, compreendendo uma semana em Santiago, com recepção e palestras na Embaixada Brasileira, Escola Superior de Altos Estudos Estratégicos e Defesa Civil Chilena.
Outras visitas, em outras oportunidades, incluíram a Base Aérea de Santa Maria (RS), a Base Aérea de Canoas (RS), os órgãos dos poderes da República - Brasília (DF), a Refinaria Alberto Pasqualini - Canoas (RS), o Polo Petroquímico de Triunfo (RS), a VARIG - Viação Aérea Riograndense - Porto Alegre (RS), a Indústria de Aços Finos PIRATINI - Charqueadas (RS), a Fábrica de Transformadores TRAFO, a Barragem e Instalações Internas das Hidroelétricas de Itá (SC) e a Binacional de Foz do Iguaçu (PR) e também o Centro Histórico Ouro Preto (MG).
Alori ostenta as seguintes distinções: Medalha em Homenagem ao Ilustre Cidadão - 150 Anos do Município - Prefeitura Municipal de Passo Fundo - 2007; Medalha Coronel Atílio Escobar - Grau de Cavaleiro - 4º Regimento da Brigada Militar- Porto Alegre (RS) - 2006; diploma de Amigo e Colaborador da Brigada Militar - 3º Regimento da Brigada Militar - Passo Fundo (RS) - 2006; certificado de agradecimento pelos inestimáveis serviços prestados à Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no Rio Grande do Sul - 1995; Distinção Adesguiana pelos relevantes serviços prestados à Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, outorgada pela Executiva Nacional da Adesg - Rio de Janeiro (RJ) - 1995; Mérito Acadêmico, outorgado pela Academia Passo-Fundense de Letras, por relevantes serviços prestados à academia, à cultura e à comunidade - 1994; título de Cavalariano Honorário do Exército Brasileiro, pelos bons e imprescindíveis serviços prestados ao Exército Brasileiro -1994; diploma de agradecimento do Ministério da Defesa - Exército Brasileiro, conferido pelo presidente de Comissão para comemorações do bicentenário do Marechal Osório (Portaria 139 de 20703/2007) Rio de Janeiro, 2008.
Escreveu o livro: Os Causos de um Serrano
Títulos, prêmios e honrarias
- 2005 - Acadêmico ocupante da cadeira APLetras nº 9[1]
Livros e publicações de sua autoria
Livros e publicações com sua participação
Conteúdos de seu acervo
Conteúdos relacionados
- 2008 - Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras[2]
Referências
- ↑ LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas 55 e 108
- ↑ «Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras». - WikiName - Santina Rodrigues Dal Paz - projetopassofundo.wiki.br.