Tenário Seibel

From ProjetoPF
Revision as of 18:20, 9 July 2024 by Projetopf (talk | contribs) (→‎Referências)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Tenário Seibel
Tenário Seibel.jpg
Nome completo Tenário Seibel
Ocupação padre


Tenário Seibel nasceu no município de Selbach, em 2 de outubro de 1933, abraçou a vida sacerdotal, tendo se ordenado Padre no dia 3 de julho de 1960.

Biografia, Histórico

Nasceu no município de Selbach, em 2 de outubro de 1933. Ainda jovem, abraçou a vida sacerdotal, tendo se ordenado Padre no dia 3 de julho de 1960. Já são mais de 40 anos de sacerdócio, levando a Palavra de Deus nos municípios de Carazinho, Erechim, Tapera e Passo Fundo. Desses 40 anos, dedicados a sua Igreja, dezoito foram no município de Tapera. Lá, o Pe. Tenário deixou muitas amizades, fruto do seu trabalho pastoral.

Em 1983 Tenário veio morar em Passo Fundo, sendo designado Reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, tendo lecionado no Instituto de Teologia e Pastoral.

Hoje o Pe. Tenário é Vigário Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, tendo completado vinte anos de convívio com o povo de Passo Fundo. Uma das características do Pe. Tenário é a sua confiança na atuação do leigo na Igreja. Nestes últimos anos ele vem procurando uma aproximação entre as igrejas cristãs que desejam fazer um trabalho de evangelização integrado.

Na Igreja, onde atua como vigário, tem procurado conscientizar as famílias no sentido de ter uma responsabilidade maior com o sustento da Igreja, através do dízimo. “A Igreja deve, um dia, possuir recursos para o seu sustento e ajudar as pessoas pobres da sua área paroquial, com a arrecadação do dízimo, sem precisar andar fazendo festas o ano todo”, disse Tenário por ocasião de um encontro com familiais, durante uma Missa rezada em um dos quarteirões da sua Paróquia. Ultimamente o Pe. Tenário tem procurado resgatar a tradicional novena em honra a Padroeira de Passo Fundo, Nossa Senhora da Conceição.

Exercer o seu sacerdócio é o que ele mais gosta de fazer na vida. É um assíduo frequentador da Academia de Bocha às quartas-feiras, com horário reduzido até às 16 horas. Sendo ele um dos safenados do grupo (existem vários), o exercício da bocha lhe faz bem, especialmente com os amigos, diz o Pe. Tenário.

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

  • 2012 - Academia de Bocha Amigos do Marcondes[1]

Referências

  1. NASCIMENTO, Welci. (2009). Academia de Bocha Amigos do Marcondes -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 2012. 64 páginas. E-book. p.54