A Grazziotin S A

From ProjetoPF
Revision as of 10:20, 27 May 2023 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

A Grazziotin S A

Em 07/08/2007, por Olanir Grazziottin


Olanir Grazziottin

Após análise minuciosa, os quatro irmãos Tranqüilo, Plínio, João e Idalino abriram, a 24 de maio de 1950, na Av. Presidente Vargas nº 64, o atacado Grazziotin, com um capital inicial de 300 mil cruzeiros (aproximados R$ 110.000,00) emprestados pelo pai Valentin Grazziotin. Em 1952, ocorreu a primeira mudança na sociedade, com a entrada de Valentin, outros irmãos e outros sócios. Expandem-se os negócios e a empresa entra no ramo de importação e exportação. Exportava cereais e lã de ovelha e importava armarinhos, arame farpado, soda cáustica, armas e munição. Tornou-se fornecedora de grãos para os grandes centros do Brasil, para onde levava feijão branco e preto produzidos na região, apresentados com um diferencial: “feijão do saco para a panela”, pois o feijão era catado à mão e limpo antes de ser vendido ao consumidor. Em constante expansão na década de 60, foi adquirido o prédio e as mercadorias da empresa Max Ávila, na Av. Pres.

Vargas, nº 20, onde em 1965 foi inaugurado um moderno prédio, no qual ainda hoje se encontra uma das lojas Grazziotin. Quando o Brasil conseguiu a estabilidade da inflação, fins de 1960, a Grazziotin experimentou crescimento acentuado, trabalhando com eletrodomésticos, vendendo no crediário em até 36 pagamentos e sendo a primeira loja da região a ter sistema automatizado de venda. Houve um período em que apenas num pedido ao fornecedor foram adquiridos mil fogões, tão grande era a demanda. Na mesma proporção em que o comércio do varejo crescia, decaía o comércio por atacado, de tal forma que, no final de 1970, a Grazziotin que se conhecia nada mais tinha a ver com a que iniciara 20 anos antes, em termos de foco de negócio.

A empresa dos anos 70, já com a segunda geração participando da administração, era uma empresa varejista, comercializando móveis, eletrodomésticos, bazar, ferragem e material de construção, com um sistema de comercialização de segunda vanguarda. Colocava a mercadoria ao alcance da mão do cliente, eliminando as prateleiras, as gavetas e tudo o que separasse o consumidor do produto. Em 1971, foi feita a opção pela expansão com abertura de filiais, a primeira sendo em Erechim. Em 1974, foi adquirido um computador IBM/3. No mesmo ano, passou à Sociedade Anônima, com ações comercializadas na Bolsa de Valores.

Os anos 80 iniciaram árduos para o comércio. A empresa tinha duas opções: entrar na guerra da concorrência e correr os risco deste processo ou mudar. Optou por mudar. Embora sem ter conhecimentos para trabalhar com moda, a direção foi buscar o conhecimento necessário para se redimencionar, transformando-se em loja de moda e bazar. Em 1981, a razão social mudou para Grazziotin S/A. Começou a abertura da empresa em redes diferentes. Inicia o processo de modernização, separando o material de construção do restante da loja, ficando o nome Grazziotin para a linha de moda, calçados, perfumaria, cama, mesa e banho. Em 1984, foi criada a rede Tottal para materiais de construção.

Em 1985, foi criada a rede Por Menos, que se destaca por ser uma loja de descontos, apresentando linha popular de moda e bazar.

Em 1989, surgiu a rede Franco Giorgi, oferecendo produtos de moda masculina com marca própria e padrões internacionais. Em 1989, foi criada a Grato S/A., em sociedade com a Todeschini, e foi adquirida grande área de terras na Bahia. Em 1994, instituiu o sistema APR, da Administração Por Resultado, onde passou a premiar os funcionários com parcela do lucro da empresa. Em 1995, teve início a automação das lojas, com computação ampla. Em 2003, foi criada a empresa Centro Shopping e constituímos a Grazziotin Financiadora.

O compromisso da empresa é com a continuidade filosófica de que as empresas devem durar. Portanto, busca a consolidação de propósitos comerciais, administrativos, financeiros, logísticos e mercadológicos. Continuamos a dar a maior importância às pessoas, são elas que fazem a empresa e os resultados. Direcionados para o lucro como foco e pelas realizações pessoais e coletivas, temos em nossos recursos humanos o nosso maior capital, e com a máxima atenção no treinamento, desenvolvimento e capacitação de nossos colaboradores. O slogan de 2007, “Visão global – Estratégia local”, dá a dimensão de nossa força às pessoas, de ter em cada ação e em cada local de trabalho. Com esta filosofia que herdamos de nossos antepassados, com o vigor e dedicação de todos, acreditamos no desenvolvimento e crescimento progressivo de nossa empresa que tem hoje 57 anos de trabalho. Uma história junto aos nossos clientes, investidores e fornecedores. Nos sentimos orgulhosos de poder compartilhar esta trajetória bonita, prazerosa e vitoriosa.

O ano de 2006 consolidou o Grupo Grazziotin no cenário nacional, pois foi eleita pelo quarto ano consecutivo como a 1ª em gestão de pessoas do Brasil, dentre as empresas de 1001 a 2000 empregados. Esse reconhecimento foi atribuído através de uma pesquisa realizada pelo Jornal Valor Econômico em parceria com o Instituto Hay Group. Tal distinção, demonstra na prática o resultado das ações empreendidas na construção de um ambiente de trabalho que seja saudável, tendo como norte em suas ações a ética e a disciplina, onde todos crescem e se desenvolvem juntos com a empresa. A empresa atua nos três estados do Sul, onde atualmente estão instaladas 230 lojas.