Cartão Postal, Rua Uruguai

From ProjetoPF
Revision as of 18:00, 16 May 2023 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Cartão Postal, Rua Uruguai

Em 02/05/2008, por Diego Chimango Vargas


CARTÃO POSTAL - Rua Uruguai


De acordo com as pesquisas do professor Welci Nascimento, em 1865 a intendência municipal traçou as primeiras ruas da cidade, e a rua paralela à Paissandu foi nomeada Uruguai. Tinha seu inicio nos altos da Rua Ocidental (hoje, Coronel Miranda) e findava seu percurso na Rua Oriental (atual Av. General Neto). A Uruguai guarda registros concretos dos primórdios da história da Capital do Planalto Médio; no trecho entre as ruas Teixeira Soares e Marcelino Ramos, por exemplo, está situada a Praça Tamandaré, uma das mais belas da cidade, ricamente arborizada, tendo ao centro um busto do Coronel Gervásio Lucas Annes, ilustre personalidade da história de Passo Fundo. A Praça da Matriz – como era chamada inicialmente – foi a primeira praça construída no município no final do século XIX, de fronte à Igreja Matriz, o símbolo pioneiro da religiosidade da cidade, erguida em evocação à Nossa Senhora da Conceição, sob as ordens de Joaquim Fagundes do Reis, em meados de 1892.

Com o passar dos anos, a Uruguai foi ligando-se às outras ruas e avenidas da cidade, e hoje seu trajeto vai da Av. Rui Barbosa (Loteamento Jardim Botânico) até a Rua Orácio Bastos (Bairro Independente). De leste a oeste, a Rua Uruguai representa grande importância no progresso de Passo Fundo. Em seu perímetro estão instalados importantes instituições de saúde como HSVP, Hospital da Cidade, IOT e Unicred. O majestoso prédio do Colégio Conceição, inaugurado em 1947, tem fundos com a Uruguai entre as ruas Capitão Eleotério e Fagundes dos Reis, assim como a Escola EENAV na esquina com a Capitão Araújo, ambas assinalam a presença da qualidade da educação do município.

O desenvolvimento socioeconômico de Passo Fundo, especialmente na área da saúde, contrasta com a identidade de um povo, a qual permanece gravada nas ladeiras da Rua Uruguai, entre prédios, praças e monumentos, ornamentando a cultura e conduzindo o progresso, do nascente ao poente deste logradouro.