Dom Urbano Algayer, um bispo especial

From ProjetoPF
Revision as of 17:24, 28 April 2023 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Dom Urbano Algayer, um bispo especial

Em 30/11/2012, por Welci Nascimento


WELCI NASCIMENTO[1]


Tive o prazer de conhecer, pessoalmente, D. Urbano Algayer, nosso Bispo Emérito, pelos anos de 1983/84. Se não me falha a memória, era março ou abril.

Os anos passam e a gente começa a perder a memória e as coisas já não são mais exatas, principalmente quando se trata de datas.

Acontece que eu ia subindo, galgando um pequeno morro, à direita de quem vai de Porto Alegre a Viamão, no bairro Agronomia. Visitaria o meu amigo Pe. Nelson Tonel que, naquela época, assistia um grupo de estudantes de Teologia do seminário de Viamão. Esses jovens resolveram fazer uma experiência de vida estudantil e de ação evangélica, fora dos muros do seminário. Eu levava para eles uns pacotes de erva-mate.

Moravam numa casa simples, de madeira, no alto do morro. Subindo comigo, um pouco à frente, ia um senhor. Íamos de cabeça baixa, passo a passo. Sem que um ou outro soubesse, o destino era o mesmo. Chegamos na dita casa, quase juntos. Fiquei sabendo, nesse mesmo instante, que a pessoa que vinha na minha frente era D. Urbano Algayer, Bispo Diocesano de Passo Fundo, há pouco empossado, substituindo D. Cláudio Colling.

D. Urbano se encontrava ali para verificar como estavam seus futuros sacerdotes. Desejava, certamente, dar-lhes apoio espiritual, com a sua presença.

D. Urbano é assim mesmo. Surpreende a todos nós, com seu modo simples de agir, de se comunicar. Aqui em Passo Fundo, quando pode, caminha pelas ruas do quarteirão da Igreja Catedral. Às vezes, atravessa a Avenida General Neto e vai pelos caminhos da Praça Marechal Floriano. Pára a toda hora, para conversar com as pessoas que conhece, ou não. As pessoas gostam de conversar com o seu pastor. Andar a pé, proporciona momentos de prazer, quando podemos fazer essa prática. Ao contrário do automóvel.

Não se pode falar de Igreja sem Jesus Cristo,seus bispos, padres e leigos batizados. Os bispos são a sucessão apostólica, que vem ininterruptamente. D. Urbano é um desses bispos que o Espírito Santo consagrou como mestre da fé, pontífice e pastor.

Com seus 88 anos de idade, é presbítero da Igreja Católica, Apostólica, desde o ano de 1950. Certamente que já serve à Igreja desde a juventude. Foi precedido por D. Cláudio Colling e sucedido por D. Ercílio Simon. Comunicativo, simples, fraterno e estudioso, assim é D. Urbano, para mim. Desde o ano de 1982, ele nos brinda com sua presença em Passo Fundo. São 30 anos. Uma lasca da sua vida está conosco.

Referências

  1. Welci Nascimento é professor e membro da Academia Passo-Fundense de Letras.