Editorial para A Villa da Serra

From ProjetoPF
Revision as of 21:51, 16 November 2022 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Editorial para A Villa da Serra

Em 28/06/2014, por Anderson Alves Costa


Editorial

A nossa Equipe está em festa, tudo porque a revista Doispontos Especial Cultura chega a público trazendo em suas páginas o resultado de uma minuciosa pesquisa em torno da obra “A Vila da Serra”, de Antônio Stenzel Filho, que neste ano completa 90 anos de publicação. Foram mais de três meses de intensa pesquisa e muito texto reescrito na incessante busca de realizar um trabalho primoroso, o qual pudesse ofertar à sociedade osoriense um pouco mais da nossa história.

Sabe-se que os registros que preservam o passado de um determinado lugar devem ser expostos em local de fácil acesso e à disposição de todos. Sim, expostos em local de fácil acesso, visível e atrativo. Nossa história é muito rica para ocupar apenas arquivos, estantes ou estar em acervos particulares. Ocultá-la é o mesmo que assumir a nossa preferência por uma cidade sem identidade sociocultural a valorizar o legado que nossos antepassados nos deixaram. Preservar manuscritos que retratam o passado da cidade, obras de ficção e não ficção, fotos e mapas, museus e memoriais, bibliotecas e arquivos públicos, construções e monumentos, é fator primordial para formarmos cidadãos comprometidos com o seu tempo.

Para tanto, primeiramente, é necessário se apropriar da nossa história por meio de textos e imagens que nos reportem ao passado, pois só assim daremos valor ao que ainda resiste ao tempo e ao homem contemporâneo sedoso por transformar o espaço em nome do dinheiro. E ler, analisar e escrever sobre a obra “A Vila da Serra” é dá-la o merecido valor, pois não estamos nos referindo a uma publicação do século passado, e sim de um preciso documento.

Esta edição é dedicada a todos os familiares de Antônio Stenzel Filho, aos incansáveis historiadores e pesquisadores e aos muitos empresários que nos ajudam a tornar o nosso projeto realidade. E a você, leitor, deixamos um singelo pedido: divulgue a revista Doispontos, porque o nosso projeto somente será bem sucedido se você for o multiplicador de nossas ideias.