Música e educação o contrabaixo e a bossa, entrevista

From ProjetoPF
Revision as of 15:07, 9 November 2022 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Música e educação o contrabaixo e a bossa, entrevista

Em 14/12/2011, por Gadiego Carraro


Entrevista - Blitz by Bia - Diário da Manhã

Gadiego Carraro

Blitz - Como surgiu seu interesse pela literatura? Há quanto tempo você escreve?

Gadiego Carraro: Meu interesse pela literatura se acentuou significativamente a partir do momento que ingressei na Universidade, onde me graduei em Música. Ali tive contato com o meio acadêmico, a pesquisa e principalmente com professores generosos que muito me instigaram no estudo musical, deste momento em diante, pensar em música me remete a muito mais que tocar apenas o meu instrumento, mas conhecer sobre ele, relacionando-o sempre com a pesquisa, a performance e a pedagogia musical.

Blitz - Como foi que surgiu a decisão de lançar um livro sobre música?

Gadiego Carraro: O projeto de lançar um livro é um desejo antigo que me acompanha já há algum tempo.. Sempre que eu estudava, rascunhava as minhas próprias maneiras de pensar a música, o instrumento e sempre acabava anotando tudo aquilo que eu refletia quanto ao estudo de ambos. Isso foi amadurecendo, aliou-se aos estudos acadêmicos, ganhou força e uma base mais segmentada com o tempo, tanto teórica como prática, e agora torna-se possível através do apoio do Projeto Passo Fundo. Isso me deixa muito contente, pois estou conseguindo propor e compartilhar cada vez mais, algumas indagações que julgo relevante sobre o estudo do contrabaixo e da prática deste instrumento na MPB, associando elementos históricos, reflexivos e pedagógicos.

Blitz - Como foi esse processo de produção do livro? Quanto tempo demorou para finalizá-lo?

Gadiego Carraro:  Olha, elaborar um livro realmente não é uma tarefa fácil, pelo menos para mim não foi, exigiu um esforço muito grande, muitas noites de sono abdicadas e principalmente a ajuda de muitas pessoas,  a quem serei sempre agradecido, porém o estranho disso tudo é, que sempre existe a impressão de que há algo a acrescentar, rsrsr. Este livro é o resultado de alguns anos de pesquisa e reflexões sobre música e sobre a prática instrumental e, do desejo de divulgar e ampliar a  bibliografia sobre o contrabaixo, apontando  para sua atuação  na MPB e diversidade de funções nos dias atuais.

Blitz – O livro conta também com um CD de áudio, com exemplos musicais das partituras, demonstrando as diferentes participações do contrabaixo atualmente, certo?

Gadiego Carraro: Correto, isso vem da intenção de propor uma visão diversificadada para o estudo musical, contemplando em um mesmo material várias facetas do objeto de estudo, que hora aponta para aspectos históricos e estilísticos, hora propõe a  reflexão e a prática. Para isso considerei necessário também demonstrar auditivamente os exemplos estudados, como forma de enriquecer o material e propor ao aluno a experiência de ouvir e também tocar aquilo que estudou teóricamente. Isso faz parte das intenções deste livro que,  propõe compreender o estudo teórico e prático da música de maneira conjunta e não fragmentada, associando o estudo da performance instrumental, com o seu potencial educativo e estilístico.

Blitz – Qual a relação da música com a literatura?

Gadiego Carraro: Penso que é vital, pois existe  uma relação muito estreita entre ambas. Por exemplo, é através da literatura em música que pôde-se conhecer as inúmeras formas de expressão cultural, artística e musical do homem, e é através  dela  que garantiremos a sua preservação e divulgação para as gerações futuras, ao passo que, estar em contato com boas literaturas de maneira geral, é uma forma  de assegurar também,  maior qualidade  para a produção literária específica em música.

Blitz – Como vão ocorrer os lançamentos?

Gadiego Carraro: A princípio teremos um lançamento previsto para o final do mês de dezembro em Passo Fundo, a ser realizado na Livraria Nobel do Shopping Bella Citta. Também pretendo lançar este material em algumas capitais do Brasil, entre elas: Porto Alegre e Goiânia. A proposta do lançamento é colocar os leitores, estudantes e público em geral em contato com o autor, trocando ideias e debatendo questões pertinentes quanto aos assuntos abordados neste trabalho, assegurando assim que este material possa ser bem aproveitado por todos aqueles que o usufruírem.

Blitz – Onde os interessados podem encontrar o livro?

Gadiego Carraro: O livro "Música e Educação/O Contrabaixo e a Bossa: uma perspectiva histórica e prática", estará sendo vendido na Livraria Nobel Do Shopping Bella Citta e também na loja virtual do Projeto Passo Fundo (http://www.passofundolojavirtual.com.br), sendo que pelo site o livro poderá ser entregue em qualquer parte do Brasil.

Blitz – Quais os planos futuros?

Gadiego Carraro: Dentre os meus projetos principais estão a pesquisa do contrabaixo acústico como instrumento solista na Música Popular Brasileira, o estudo aprofundado do contrabaixo acústico e elétrico, dar continuidade aos estudos acadêmicos e a pesquisa em música, quanto a pedagogia e performance musical e também continuar exercendo a minha carreira artística como instrumentista, produtor e arranjador musical.