Personagem da nossa História: Prestes Guimarães

From ProjetoPF
Revision as of 22:15, 19 September 2022 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir Artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Personagem da nossa História: Prestes Guimarães

Em 30/04/2006, por Welci Nascimento


Personagem da nossa História: Prestes Guimarães[1]

WELCI NASCIMENTO[2]


Uma das pessoas mais ilustres da história de Passo Fundo foi Antônio Ferreira Prestes Guimarães. Sua conduta, retilínea, fez com que ele desempenhasse os mais altos cargos na Estância Gaúcha, inclusive o de presidi-la.

Prestes Guimarães era um puro sangue passo-fundcnse, pois era neto do fundador da cidade, Manoel José das Neves, que aqui chegou no ano de 1827, segundo consta nos anais da história de Passo Fundo.

Ele nasceu no dia 13 de junho de 1837 e, desde moço, desempenhou funções importantes no contexto de Passo Fundo. Com 27 anos de idade já secretariava o comando da Guarda Nacional, sendo logo guindado à suplência de delegado de polícia. Entre 1870e 1873. Prestes Guimarães exerceu a suplência de juiz municipal, sendo ainda guindado ao posto de capitão du Guarda Nacional.

Na Câmara Municipal de Passo Fundo foi secretário. E na qualidade de secretário c professor, enviou um relatório à presidência da Assembléia Provincial, lamentando, profundamente, o atraso da instrução pública em Passo Fundo, sugerindo solução c solicitando providências.

Entre 18836 1889. exerceu a presidência da Câmara Municipal. O cargo de presidente da Câmara, no regime monárquico brasileiro, correspondia à condição de chefe do Poder Executivo.

Prestes Guimarães era uma figura proeminente do Partido Liberal. Foi eleito, pela Região Serrana, deputado para a Assembléia Legislativa, em três legislaturas.

Em 1889. foi nomeado um dos vice-presidentes do Rio Grande do Sul, tendo exercido a presidência no período de 25 de junho a 8 de julho daquele mesmo ano. Portanto, um passo-fundense já exerceu o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Com a deposição de Júlio de CastiIhos do Governo do Estado, em 1891, grande líder do Partido Republicano Rio-Grandcnse. Prestes Guimarães ocupou a cidade de Passo Fundo, assumindo o poder e se envolvendo nas lutas civis da Revolução Federalisia de 1893.

Até 1895. quando foi celebrada a paz. Prestes Guimarães exerceu o comando maragato na região serrana, sendo um dos mais ardorosos adversários do sistema implantado no Rio Grande do Sul pelo líder republicano Júlio de Castilhos.

Na luta armada. Prestes Guimarães assumiu o comando da 1". Divisão do Exército Libertador, apoderando-se da cidade de Alegrete.

Um dos mais ilustres filhos de Passo Fundo, registra a nossa história, gozava de real acatamento, face ao seu espírito lúcido, íntegro e ponderado.

Dotado de natural inteligência e dedicação aos estudos, elaborou sábios pareceres e proferiu inflamados discursos, na qualidade de advogado e político da facção maragata.

Os anais da história de Passo Fundo informam que Prestes Guimarães morreu pobre, recolhido a sua pobre, recolhido a sua terra natal, onde, depois de lutas sangrentas, reabriu a banca de advocacia, assumindo o comando do Partido Federalista.

Em 19 de setembro de 1911, 74 anos de idade. Seus restos mortais estão no cemitério municipal da Vila Vera Cruz, em Passo Fundo Ele era filho de José Ferreira Prestes Guimarães e de Maria Nascimento Neves.

Referências

  1. Da Revista - Água da Fonte n° 4
  2. Welci Nascimento é professor, historiador e membro efetivo da Academia Passo-Fundense de letras