Escola Joaquim Fagundes dos Reis

From ProjetoPF
Revision as of 22:13, 18 September 2022 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir Artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Escola Joaquim Fagundes dos Reis

Em 07/08/2007, por Dilse Piccin Corteze


Dilse Piccin Corteze

No ano de 1981 direção, professores, alunos e comunidade em geral comemoravam os cinqüenta anos da Escola Estadual de 1º e 2º graus Joaquim Fagundes dos Reis com muitas festas e homenagens. Sob a direção da professora Ana Maria Radaelli da Silva, foi realizado um amplo resgate histórico da escola, desde a sua instalação até o momento, dando origem a um texto intitulado Momentos da Nossa História. A partir desse, fornecido pela atual vice-diretora Norma dos Santos Machado, que tomamos conhecimento dos fatos e nos baseamos para escrever este artigo.

Descobriu-se que o decreto de criação do Grupo Escolar do Boqueirão, datado de 28/06/1928, foi em 9 de abril de 1931 e criava a escola no velho casarão da Avenida Brasil, esquina com 20 de setembro. No local, já funcionava uma pequena escola municipal que veio a se transformar no Grupo Escolar do Boqueirão.

As atividades do novo estabelecimento de ensino só iniciaram em 15/04/1931, sob a direção da professora Adelina Silveira Carpes, pelas professoras Maria Cunha, Maria Alba Braga, Ormelina Luterotti dos Santos, Sylla Aragon e 130 alunos distribuídos do 1º ao 5º ano, sendo que no fim do primeiro ano registraram-se matrículas de 202 alunos.

O Grupo Escolar Boqueirão funcionou durante 15 anos no prédio inicial na Avenida Brasil, após foi transferida para a Rua Paissandu, no local onde hoje se encontra a Escola Nicolau Araújo Vergueiro.

O terceiro endereço ocupado pelo Grupo Escolar Boqueirão foi o antigo prédio do Colégio Conceição, na Rua Teixeira Soares, em frente ao Hospital São Vicente, onde hoje se encontra o Edifício Conceição. A escola permaneceu neste local por oito anos.

De 1960 a 1962, a escola funcionou nas dependências do quartel do Exército Nacional; era uma escola sem um local próprio para suas instalações.

A prefeitura municipal de Passo Fundo, na pessoa do então prefeito municipal, Mário Menegaz, sensibilizado com a falta de instalações próprias da Escola, deu o primeiro passo para a concretização de um velho sonho – desapropriou os terrenos localizados na Avenida Brasil, esquina 10 de abril, local denominado “Taipa”, doando-os ao Estado do Rio Grande do Sul para que ali fosse construído o prédio do Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis. Em novembro de 1962, foram ocupadas as dependências definitivas da obra inacabada que contou, inicialmente, com dois blocos.

Em 10 de setembro de 1966, com a presença da delegada de Educação, professora Olga Caetano Dias, do prefeito municipal Mário Menegaz, direção, professores, alunos e demais autoridades, foi inaugurado o novo e atual prédio da escola.

Os registros revelam a implantação dos cinco primeiros anos de escolaridade na data de 09/04/1931 e do 6º ano em 1967. Essa situação perdurou até 1972, início do período de vigência da lei 5.692/71, quando foram implantadas sucessivamente a 6ª, 7ª e 8ª séries, enquadrando a escola na tipologia de Primeiro Grau completo.

A escola não pára de crescer. Em março de 1972, mudou-se para o mesmo prédio do Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis o Colégio Comercial Estadual, com direção, professores e funcionários próprios, que havia sido criado em 14 de junho de 1971 e funcionava nas dependências do então Grupo Escolar Monte Castelo.

Em 30 de junho de 1975, sob a direção da professora Therezinha K. Hespanha, deuse a unificação administrativa das duas escolas e, em 1976, pela aprovação de seu regimento, o Colégio Comercial passou a denominar-se Escola Estadual de Segundo Grau de Passo Fundo. Finalmente, através da portaria 19.884, publicada no Diário Oficial de 28 de setembro de 1979, as duas escolas foram unificadas sob a denominação de Escola Estadual de 1º e 2º Graus Joaquim Fagundes dos Reis.

O atual nome da escola foi escolhido em 1940 para homenagear um dos primeiros habitantes de Passo Fundo, o capitão Joaquim Fagundes dos Reis, homem que lutou pela emancipação do município e exerceu a presidência da primeira Câmara Municipal.

A Escola Estadual Joaquim Fagundes dos Reis ressalta uma trajetória de luta, crescimento e bravura promovida pelas milhares de pessoas que por esta passaram: diretores, professores, alunos e comunidade, que sempre batalharam para levar bem alto o nome da escola e de Passo Fundo. Lembrando o hino da Escola que diz: “Quem aqui entra, tem esperança, tem um futuro e uma lembrança”.