Passo Fundo: o passo das ruas
Passo Fundo: o passo das ruas Qualquer um que tenha pensado sobre as origens dos nomes das ruas dificilmente deixou de ser atraído pelas curiosidades que proporcionam: nomes de travessas da então Vila do Passo Fundo, como da Ladeira, da Ponte, do Chafariz, das Flores, do Estreito ... alguém teria necessidade de perguntar onde se localizavam elas naquela época? Em Porto Alegre, o que teria levado os moradores da rua da Virtude a passar a chamá-la de rua dos Pecados Mortais? Teriam algo a dizer sobre a cidade da época?
Demais Participantes: Jeferson dos Santos Mendes
Livro escrito por Fernando Borgmann Severo de Miranda e Jeferson dos Santos Mendes, publicado em 2011
Apresentação
do Prefácio, por Jerônimo Fragomeni
Em comemoração aos 30 anos da Rádio Uirapuru, decidimos presentear a comunidade com este livro que retrata e descreve a história das ruas da nossa Passo Fundo, que comemora seu 154º aniversário neste ano.
Através de uma leitura fácil e objetiva, a obra proporciona um passeio pelas ruas do nosso município, desde os tempos remotos até hoje, explicando as razões de muitas delas terem recebido diferentes nomenclaturas em distintas épocas, bem como as razões de muitas personalidades estarem representadas nos nomes das ruas, como, por exemplo, Cel. Chicuta, Gen. Neto, Fagundes dos Reis e vários outros, alguns heróis nacionais, outros locais, outros simples e queridos moradores de bairros.
Foi há alguns anos, entre um churrasco e outro, quando ouvia o amigo historiador Fernando Miranda relatar detalhes de suas pesquisas, que conheci mais sobre nossa cidade e seu povo, marcadas pelos mais variados episódios da história do Mundo, do Brasil e do Rio Grande do Sul.
Eu, que já trazia uma curiosidade de infância, gostei muito das explicações do meu amigo sobre as mudanças de nomenclatura das nossas ruas de outrora, as quais podiam tanto ser simples alusões aos pontos cardeais (rua Oeste, rua Leste...), como descrições de atividades tradicionalmente realizadas (rua do Commercio). Porém, para a minha surpresa, este tempo tratava-se de apenas um entre outros períodos históricos que influenciaram os nomes da época. Com o passar do tempo, a denominação das ruas passou a ser extensões de interesses de ordem nacional, regional e local, quer pelo significado de certas ações, quer pelos acontecimentos em que nossa gente esteve envolvida.
Passo Fundo ainda era vila quando o último espocar de garrucha soava na Revolução Farroupilha e daí passamos pela Guerra do Paraguai, por duas grandes guerras mundiais e por revoluções dentro do território gaúcho (só para citar alguns fatos marcantes).
Viajando por estas observações e meditações do passado, percebemos que falávamos de ruas que faziam parte do nosso cotidiano e vocabulário atual, sem, no entanto, conhecermos a fundo sua origem histórica, tampouco a influência daqueles nomes na comunidade.
E foi assim que nasceu a ideia de apoiar a publicação do professor Fernando Miranda num livro com a explicação histórica da denominação de cada rua e avenida de nossa Passo Fundo através dos tempos.
Estou certo de que este livro despertará o leitor para a nossa rica história, fazendo-o entender como o passado caminha entre nós e responde a muitas perguntas implícitas sobre a comunidade.
E para irradiar esta ideia, distribuiremos os livros em escolas, bibliotecas públicas e noutras entidades de ensino de nossa cidade e arredores. Desejamos que esta obra possa ser alcançada a qualquer tempo e repassada para as próximas gerações, contribuindo com a construção da personalidade da nossa Passo Fundo, pois o povo que conhece a sua história, respeita o seu presente!
Jerônimo Fragomeni
Diretor Rádio Uirapuru
Passo Fundo, inverno de 2011