Paulo Domingos da Silva Monteiro

From ProjetoPF
Revision as of 10:31, 27 August 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Nova pessoa)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Foto: APLetras
Paulo Domingos da Silva Monteiro
Data de nascimento 26/09/1954
Local de nascimento Passo Fundo / RS

Paulo Domingos da Silva Monteiro filho de Pedro Mendes Monteiro e Lucrécia da Silva Monteiro. Nasceu em Passo Fundo no dia 26 de setembro de 1954, casado com Maria Nelci Machado Monteiro e com ela tem cinco filhas: Cris Daniele (advogada formada pela Universidade de Passo Fundo), Nadejda Aparecida (licenciada em Física pela UPF e professora em São José, SC), Rozalia Natália (acadêmica de Psicologia Universidade Estácio de Sá, Campus de São José, SC), Paula Tatsuia (cursando Secretariado Executivo, na Universidade de Passo Fundo) e Sara Adalía, aluna do Ensino Médio na Eenav e de Técnico em Eletrônica no IE Cecy Leite Costa.

Biografia

Em 2013, por Academia Passo Fundense de Letras

É filho de Pedro Mendes Monteiro e Leocrécia da Silva Monteiro. Nasceu em Passo Fundo no dia 26 de setembro de 1954. Iniciou seus estudos na então Escola Parque e Grêmio dos Viajantes (hoje Escola Municipal Pe. José de Anchieta), de onde saiu, na quarta-série do Curso Primário, revoltado com os castigos físicos e psicológicos impostos aos alunos, continuando seus estudos na Escola Municipal Cardeal Leme, em Santo Antão. Concluído o Ensino Primário, cursou a 1ª série do Curso Ginasial no Grupo Escolar Joaquim Fagundes dos Reis (em extensão do Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro), onde iniciou suas atividades literárias. Estudou, posteriormente, no Colégio Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro e no Instituto Educacional.

Em 29 de julho de 1971, foi um dos fundadores do Grupo Literário Nova Geração. Militou no movimento estudantil secundarista. Combateu a Ditadura Militar, militando clandestinamente no Partido Comunista Brasileiro (PCB) e legalmente no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Posteriormente, militou no Partido Democrático Trabalhista (PDT) e no Partido Socialista Brasileiro (PSB). Teve intensa participação em todos os pleitos eleitorais, até 2009, quando se afastou da militância partidária.

Trabalhou na Secretaria Municipal da Fazenda, na Assessoria da Câmara de Vereadores de Passo Fundo e como assessor do Gabinete do Prefeito de Passo Fundo. Exerceu atividades de jornalista no Jornal da Tarde e Diário da Manhã, O Cidadão e Jornal Rotta, de Passo Fundo, e na Rádio Aliança, de Concórdia (SC). Em 1986, liderou o movimento que culminou com a fundação da Uampaf ? União das Associações de Moradores de Passo Fundo ?, em 24 de maio daquele ano, sendo eleito seu secretário-geral para o biênio 1986/1988, que presidiu até meados de 1993. Foi presidente do Conselho Fiscal da Fracab ? Federação Rio-Grandense das Associações Comunitárias e de Amigos de Bairros e integrou o Conselho da Conam ? Confederação Nacional das Associações de Moradores. Paulo Monteiro é funcionário público estadual concursado, atualmente exerce suas funções na secretaria da EEEM Mario Quintana. Foi um dos fundadores do Sinfers ? Sindicato dos Funcionários das Escolas Públicas Estaduais ?, sediado em Porto Alegre, do qual foi vice-presidente e conselheiro. Depois, ingressando no Ceprs ? Sindicato.

Desde 1971, exerce intensa atividade cultural. Na década de 1980, editou o periódico literário Quero-Quero, enviado para 500 escritores de todo o país. Paulo integra diversas entidades culturais do Brasil e do exterior. É autor de centenas de artigos e ensaios sobre temas históricos, culturais e literários, divulgados em jornais e revistas e diversos sítios da internet.

Trabalhou na redação do Jornal da Tarde, Diário da Manhã, O Cidadão (redator-chefe) e Jornal Rotta, de Passo Fundo, e Rádio Aliança, de Concórdia (SC). Atualmente, é um dos editores da Revista Água da Fonte. Em 30 de dezembro de 2008, tomou posse da presidência na Academia Passo-Fundense de Letras. Implantou uma política de abertura da mais antiga instituição cultural passo-fundense à comunidade. Atualmente é secretário-geral do sodalício. Paulo apresenta o pro- grama Literatura Local, na TV Câmara (Canal 16, da NET), numa parceria firmada entre a Câmara de Vereadores de Passo Fundo e a Academia Passo-Fundense de Letras, divulgando autores do município e região.

Publicou os seguintes livros: A trova no Espírito Santo ? história e antologia (1982); Combates da Revolução Federalista em Passo Fundo (Berthier, 2008); O Massacre de Porongos & outras histórias gaúchas (Projeto Passo Fundo, 2010); A Campanha da Legalidade em Passo Fundo (2011) e Eu resisti também cantando (Projeto Passo Fundo, 2012).

Paulo é casado com Maria Nelci Machado Monteiro e com ela tem cinco filhas: Cris Daniele (advogada formada pela Universidade de Passo Fundo), Nadejda Aparecida (licenciada em Física pela UPF e professora em São José, SC), Rozalia Natália (acadêmica de Psicologia Universidade Estácio de Sá, Campus de São José, SC), Paula Tatsuia (cursando Secretariado Executivo, na Universidade de Passo Fundo) e Sara Adalía, aluna do Ensino Médio na Eenav e de Técnico em Eletrônica no IE Cecy Leite Costa.

Publicações

Titulo Ano Título Ano

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos relacionados

Notas

Referências