Leopoldo Azambuja Villanova, dados biográficos

From ProjetoPF
Revision as of 14:20, 16 December 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Novo artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Leopoldo Azambuja Villanova, dados biográficos

Em 18/04/2011, por Marco Antônio Damian


Dr. Leopoldo Azambuja Villanova[1]


Pertence a numerosa família Azambuja Villanova, que tão assinalados serviços vem prestando ao governo do Rio Grande do Sul, em cargos de elevada categoria. Todos os seus membros pertencem ao Partido Republicano Castilhista e são credores da chefia suprema do mesmo, por sacrifícios de monta, principalmente nas convulsões políticas que levaram os dois tradicionais partidos à luta armada.

Leopoldo Azambuja Villanova comandou, em 1923, o 30º Corpo Auxiliar da Brigada Militar do Estado, com atuação no norte do Rio Grande do Sul, e que muito contribuiu para a vitória das forças legais.

Nessa campanha teve a oportunidade de pôr em destaque e firmeza suas convicções políticas, bem como rara coragem e predicados de bom coração.

Tendo nascido em Venâncio Aires a 12 de maio de 1889, Leopoldo Villanova seguiu mais tarde à engenharia civil. É formado pela Escola de Engenharia de Porto Alegre e atualmente exerce a profissão em Passo Fundo. onde reside com sua família, composta pela esposa, Dona Paulina Bueno Villanova e dois filhos: Rachel e Paulo.

É filho de Antonio Villanova Filho e de Justina da Rocha Villanova. Ao colhermos esses dados biográficos o Dr. Villanova ocupava o cargo de sub-prefeito no primeiro distrito de Passo Fundo.

Referências

  1. Texto extraído do livro Álbum Ilustrado do Partido Republicano Castilhista do Rio Grande do Sul, 1934. Editora Selbach (Porto Alegre).