Adalberto de Tartler, dados biográficos

From ProjetoPF
Revision as of 08:35, 16 December 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Novo artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Adalberto de Tartler, dados biográficos

Em 15/04/2011, por Marco Antônio Damian


Dr. Adalberto de Tartler[1]


Por muitos títulos dignos de respeito e simpatia gerais, o Dr. Adalberto de Tartler, é, no municipio de Passo Fundo merecedor de invejável posição que ocupa.

Descendente da Hungria, chegou ao Brasil no ano de 1919, para logo se transportar ao Estado do Rio Grande do Sul, onde se radicou e se fez admirar pela pertinência e sua ação dinâmica e humanitária, posta ao serviço da coletividade, que tem nele um dos grandes e dedicados batalhadores.

Homem de idéias republicanas, ao entrar em contato com a comunhão rio-grandense, sentiu-se de tal forma atraído pela ideologia democrática, contida no programa do grande e glorioso partido fundado por Julio de Castilhos, que não vacilou em ingressar em suas fileiras, para, com a maioria dos gaúchos, propugnar pelo prestígio sempre crescente dessa opulenta organização política.

E, assim o fez. Em 1923, por ocasião do sangrento movimento revolucionário, quando o seu partido foi chamado a contrapor a investida do adversário, ele não soube negar seu apoio patriótico, e, convencido de que a defesa do partido redundava na implícita defesa do Rio Grande, seguiu com abnegação e desprendimento para a campanha cruenta, no posto de 1º Tenente-Médico do 6º Corpo Auxiliar da Brigada Militar do Estado.

Sua ação nesse período foi das mais louváveis e eficientes, recebendo, por isso, as mais lisonjeiras referências do comando daquele unidade. O Dr. Adalberto de Tartler é médico e reside no sexto distrito de Passo Fundo, onde é muito conceituado, junto à sua esposa Ariete Muraro de Tartler e os filhos Zoltan e Carmen.

Referências

  1. Texto extraído do livro Álbum Ilustrado do Partido Republicano Castilhista do Rio Grande do Sul, 1934. Editora Selbach (Porto Alegre).