Nicolau Araújo Vergueiro, dados biográficos

From ProjetoPF
Revision as of 17:54, 14 December 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Novo artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

Nicolau Araújo Vergueiro, dados biográficos

Em 10/02/2009, por Marco Antônio Damian


NICOLAU ARAÚJO VERGUEIRO

Nascido em Passo Fundo (RS) no dia 7 de março de 1882, filho de João Campos Vergueiro e de Carolina Araújo Vergueiro. Iniciou os estudos primários em Passo Fundo, com o Professor Eduardo de Brito. Em 1893, foi para São Leopoldo, onde ingressou no Colégio Nossa Senhora da Conceição. Depois, em Porto Alegre, freqüentou a Escola Brasileira do Professor Inácio Montanha e Colégio Particular do Professor Emílio Meyer, onde completou o Curso de Preparatórios.

Ingressou na Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1900, formando-se inicialmente em Farmácia, em 1903 e em Medicina, em 1905. Doutorou-se com a tese: “Contribuição ao Estudo da Anesthesia Geral Pelo Keleno”, estudando o uso de Cloreno de Ético em 106 pacientes. A tese foi aprovada com distinção e publicada em livro.

No ano seguinte estabeleceu-se com clínica em Passo Fundo, desempenhando as atividades Médicas até o final da década de 40. Foi Médico da Assistência Pública de Saúde por mais de 20 anos e idealizador e primeiro Presidente da Sociedade Passo-fundense de Medicina, fundada em 1931. Proprietário da Policlínica, anexa ao Hospital de Caridade.

O Dr. Nicolau Araújo Vergueiro foi um dos políticos mais influentes da história de Passo Fundo. Em 1908, foi nomeado Conselheiro Municipal, pelo Partido Republicano. No ano seguinte passou a Deputado Estadual, reeleito para mais cinco legislaturas. Intendente Municipal, em 1920 e 1928. Em 1928, foi eleito Presidente da Assembléia dos Representantes do Estado e em 1929, em pleito memorável, eleito Deputado Federal, pelo Rio Grande do Sul, com reeleição, em 1935 e 1945. Na Câmara Federal fez parte, com inequívoco brilhantismo da Comissão de Saúde Pública. Nesse período publicou o trabalho “Exame Médico pré-nupcial Obrigatório”, que virou Projeto de Lei, apresentado a Câmara Federal, quando Deputado. Destinou verbas públicas importantes para hospitais de Passo Fundo e região. Trabalhou com afinco na construção de estradas e no ensino público. Foi sócio benemérito do Hospital Previdência, de Marau e do Hospital São José, de Sertão. Delegado Estadual de Higiene. Sócio Benemérito do Clube Pinheiro Machado, hoje Academia Passo-fundense de Letras. Presidente da Liga Passo-fundense de Futebol e Presidente de Honra do Sport Club Gaúcho, a quem cedeu um campo de futebol, por mais de uma década. Presidente do Partido Republicano Rio-Grandense (PRR) e do Partido Social Democrático (PSD), do qual foi um dos fundadores no Rio Grande do Sul. Participou da Revolução Libertadora de 1923 e 1924, da Revolução de 1930, e durante a Revolução Constitucionalista, esteve exilado na Argentina, durante os anos de 1933 e 1934. Participou como Deputado Constituinte em 1945, ajudando na elaboração da Carta Magna promulgada em 1946. Nessa legislatura integrou a Comissão Permanente de Transportes e Comunicações da Câmara dos Deputados. Disputando reeleição em outubro de 1950, ficou na suplência, mas assumiu no final da legislatura, encerrando sua carreira política, em 1951.Teve influência decisiva para a construção da Escola Complementar, que hoje leva seu nome Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro. O Dr. Nicolau Araújo Vergueiro faleceu no dia 16 de março de 1956, em Passo Fundo.

Patrono da Cadeira nº 30 da Academia Passo-fundense de Medicina

Referências