César José dos Santos, dados biográficos

From ProjetoPF
Revision as of 20:47, 13 December 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Novo artigo)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search

César José dos Santos, dados biográficos

Em 02/02/2009, por Marco Antônio Damian


CÉSAR JOSÉ DOS SANTOS

Nascido em Soledade (RS) no dia 30 de março de 1904, filho de José Antonio dos Santos e de Maria dos Santos Vaz. Fez os estudos colegiais na Escola Professora Alice Cardoso, em Soledade, Instituto Ginasial, de Passo Fundo e Colégio Cruzeiro do Sul e Nossa Senhora do Rosário, em Porto Alegre. Cursou as Faculdades de Farmácia e Medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, graduando-se respectivamente, em 1932 e 1933. No ano seguinte defendeu tese de doutoramento sobre “Bancroftose”, com distinção máxima, editada no mesmo ano. Especializou-se em Clínica Geral e Endocrinologia. Em 1935, a Congregação da Faculdade de Medicina, conferiu-lhe o prêmio Oswaldo Cruz e Medalha de Ouro, por trabalhos notáveis. Foi Professor da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, na cadeira de Doenças Tropicais e Infectuosas.

Em 1945, chegou a Passo Fundo, criando o primeiro serviço de Tratamento do Câncer, além de Eletrocardiografia e Eletroencefalografia, da região. Realizou cursos de aperfeiçoamento em Técnica Cirúrgica, Pediatria, Especialização em Tuberculose, Parasitologia Especializada e Tisiologia. Antes, em 1944, criou a Clínica César Santos, que realizava exames de Radiologia, Radiografias, Radioterapia e Abreugrafia.

Foi um dos fundadores da Sociedade Pró-Universidade de Passo Fundo, em 1950, membro da Academia Rio-grandense de Letras e Academia Passo-fundense de Letras, membro correspondente da Sociedade Cubana de Medicina, Cientista de renome nacional e internacional. Fundador e primeiro Presidente da Ameplan. Teve muitos trabalhos publicados, entre eles, “Infecção e Infestação no Domínio da Endocrinologia”, “Ampliando a Classificação Endocrina de Pende”, “A calcioterapia na febre tifóide”, “Glicemia e Moléstia de Still” e “A Medicina Vindoura”.

Teve uma ativa vida política, sendo Deputado Federal, em duas oportunidades e Prefeito de Passo Fundo. Faleceu no dia 5 de maio de 1970, em pleno exercício de Prefeito e das atividades médicas.

Patrono da Cadeira nº 10 da Academia Passo-fundense de Medicina


Referências