Diógenes Luiz Basegio

From ProjetoPF
Revision as of 08:55, 20 October 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir referencia)
Jump to navigation Jump to search
Diógenes Luiz Basegio
Foto:
Nome completo Diógenes Luiz Basegio
Nascimento 17 de junho de 1956
Local Passo Fundo/RS
Ocupação

Diógenes Luiz Basegio

Biografia

Filho de Angelo Basegio e Orlanda Peruzzo Basegio, nasceu em 17 de junho de 1956 em Passo Fundo. Iniciou seus estudos primários na Escola Estadual Visconde de Araguaia em Coxilha, passando após pela Escola Estadual Protásio Alves e Colégio Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo, onde concluiu o segundo grau em 1975.

Em 1976, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Grande (FURG), transferindo-se para a UPF em 1977, tendo se formado no ano de 1981. Realizou estágio de sexto-ano no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, onde realizou Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, concluída em 1984. Em 1985, foi aprovado para curso de pós-graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante um ano.

Após, realizou Fellow nas Universidade do Texas (MD Anderson Cancer Center) e de Nova Iorque (Memorial Sloan-Kettering Cancer Center), durante o período de dois anos, na área de mastologia. Também realizou Fellow de seis meses no European Instiute of Oncology em Milão, Itália. Na sequência, iniciou suas atividades em Passo Fundo, em sua clínica, e como plantonista dos serviços de ginecologia e obstetrícia dos hospitais São Vicente de Paulo, da Cidade e Municipal. Foi coordenador do Serviço de Residência Médica do HSVP por sete anos. É professor concursado da Faculdade de Medicina da UPF e, atualmente, ocupa cargo de professor doutor titular da disciplina de GO.

Presidiu durante seis anos a Ameplan (Associação Médica do Planalto), tendo criado as Feiras de Saúde da entidade, que se mantêm até hoje. Concluiu e inaugurou a sede atual da entidade. Na sua gestão, foi realizado o maior congresso médico de Passo Fundo, com a participação de 1.900 inscritos. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia-Seccional RS no triênio 1999-2001. Realizou o I Simpósio Latino-Americano de Mastologia no Rio Grande do Sul. Foi presidente da Escola Brasileira de Mastologia no triênio 2002-2004, tendo organizado 52 cursos de atualização em todo o Brasil.

No triênio 2005-2007, foi presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, tendo presidido dois congressos brasileiros e editado vários livros de conduta em Mastologia. Coordenou a Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, com a participação de artistas brasileiros. No biênio 2009-2010, presidiu a Federação Latino-Americana de Mastologia (Flam), tendo presidido o Congresso Latino-Americano no Peru.

É doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), escreveu vários livros na área de mastologia, traduziu tantos outros de inglês-português e também tem vários artigos e capítulos em livros no Brasil e no exterior, assim como mais de 300 palestras dentro e fora do país. Sua situação atual também inclui: editor científico da Revista Brasileira de Mastologia e Revista da Federação Latino-Americana de Mastologia e editor-fundador da Revista Científica do Hospital São Vicente de Paulo. Em 2004, foi eleito vereador em Passo Fundo, com a maior votação de todos os tempos no parlamento da cidade.

Em 2006, foi candidato a deputado federal, obtendo 53 mil votos, tendo assumido o cargo em 2007 em Brasília. Em 2008, reelegeu-se vereador em Passo Fundo, tendo sido presidente do legislativo em 2009 e 2010. Também elegeu-se deputado estadual em 2010, quando assumiu a Liderança do Partido na Assembleia Legislativa. Foi presidente da Comissão de Participação Legislativa Popular, membro titular da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Títulos, prêmios e honrarias

Livros e publicações de sua autoria

Livros e publicações com sua participação

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas 57
  2. «Eleições para a Assembleia Legislativa de 2010». - WikiName - projetopassofundo.wiki.br.