Gilberto Rocca da Cunha

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Gilberto R. Cunha
Gilberto Rocca da Cunha
Nome completo Gilberto Rocca da Cunha
Nascimento 22 de dezembro de 1958
Local Porto Alegre / RS
Ocupação meteorologista

Gilberto Rocca da Cunha natural de Porto Alegre, onde nasceu a 22 de dezembro de 1958, casado com Leila Maria Costamilan e tem dois filhos: Vicente (18 anos, estudante de Engenharia Elétrica na Ufrgs) e Maria Paula (16 anos, estudante do ensino médio em Passo Fundo)

Biografia

É natural de Porto Alegre, onde nasceu a 22 de dezembro de 1958. Fez o curso primário no Grupo Escolar Catulo da Paixão Cearense, em Sombrio (SC), e no Colégio Júlio César Ribeiro de Souza, em Alvorada. Estudou no Ginásio Estadual Pe. Leo em Porto Alegre e cursou a Escola Técnica de Agricultura (ETA), em Viamão, entre 1975 e 1978. Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no ano de 1985, obteve, por essa mesma universidade, os títulos de mestre e doutor na área de meteorologia agrícola, em 1988 e 1991, respectivamente.

Antes do ingresso como pesquisador da Embrapa Trigo, em agosto de 1989, trabalhou como auxiliar de pesquisa no serviço de meteorologia agrícola do Instituto de Pesquisas Agronômicas (Ipagro), em Porto Alegre, entre 1978 e 1989, e como professor de Climatologia Agrícola, na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas.

Fez vários cursos, como o Curso Internacional de Meteorologia Aplicada à Irrigação e o Computer Simulation for Crop Growth and Nutrient Management, além de ter integrado o programa de treinamento do convênio Inta-Cimmyt: Investigacón en el Manejo del Trigo y Transferencia Tecnologica, realizado na Argentina em 1992. Na Embrapa Trigo, foi responsável por estudos relacionados a aplicações da meteorologia na redução de riscos climáticos em agricultura, zoneamento agrícola e bioclimatologia de cereais de inverno. E, na Universidade de Passo Fundo, foi professor/orientador da disciplina de Bioclimatologia Vegetal do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e professor de Meteorologia e Climatologia da Engenharia Ambiental. Fez parte do grupo de 30 cientistas brasileiros que atuaram na revisão/elaboração do 4º Relatório do IPCC (projeto da ONU que foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz de 2007).

É autor da série de livros Meteorologia: fatos & mitos (1997, 2000 e 2003), Cientistas no divã (2007), Galileu é meu pesadelo (2009) e A ciência como ela é... (2011), finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2012 na categoria Ensaio de Literatura e Humanidades, entre outras obras sobre história e tecnologia de produção de trigo no Brasil.

Em 2001, incorporou-se à Academia Passo-Fundense de Letras, junto com os confrades Ana Carolina Martins da Silva, Carlos Alceu Machado, Carlos Roberto Hecktheuer, Luís Marcelo Algarve e Paulo Monteiro, e, em 2009, foi escolhido Patrono da 23º Feira do Livro de Passo Fundo. Foi articulista do jornal O Nacional, em cujas páginas, entre 1996 e 2011, assinou colunas semanais sobre ciência e literatura. Divide, com o acadêmico Paulo Monteiro, a responsabilidade editorial da revista Água da Fonte, periódico oficial da Academia Passo-Fundense de Letras.

É casado com Leila Maria Costamilan e tem dois filhos: Vicente (18 anos, estudante de Engenharia Elétrica na Ufrgs) e Maria Paula (16 anos, estudante do ensino médio em Passo Fundo). Foi chefe-geral da Embrapa Trigo, de 1º de março de 2006 a 5 de setembro de 2010, e, atualmente, é pesquisador da Embrapa Trigo e bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq - nível 2.

Títulos, prêmios e honrarias

Membro da APLetras

Obras

Conteúdos de seu acervo

IHPF Arquivos Privados

Coleção Gilberto Rocca da Cunha (GRC)

Datas limite: 1980 - 1990(aproximadamente)

Histórico do Titular: Gilberto Rocca da Cunha - È engenheiro-agrônomo (1985), Mestre (1988) e Doutor (1991) pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS).  É pesquisador da Embrapa, desde agosto de 1989. Em 2001, ingressou na Academia Passo-Fundense de Letras e, em 2009, foi patrono da 23ª Feira do Livro de Passo Fundo. Foi Chefe-Geral da Embrapa Trigo, de 1º de março de 2006 a 5 de setembro de 2010. É autor da série de livros Meteorologia: Fatos & Mitos (1997, 2000 e 2003), Cientistas no Divã (2007), Galileu é meu pesadelo (2009) e A ciência como ela é..., de 2011, obra finalista do Prêmio Açorianos de Literatura 2012; além de ter sido editor de diversos livros sobre história e tecnologia de produção de trigo no Brasil. Foi presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, gestão 2014-2016. É editor da revista cultural Água da Fonte (ISSN 1980-2986), sendo articulista de jornais e revistas de divulgação.

Descrição do Acervo: A Coleção Gilberto Rocca da Cunha compreende diversas embalagens de erva-mate, embalagens essas colecionadas pelo doador ao longo da vida.

Custódia e Aquisição: Doação permanente feita pelo colecionador.

Conteúdo do Acervo: Embalagens de erva-mate.

Quantidade: 800 embalagens

Organização: Já devidamente higienizadas, as embalagens encontram-se em processo de digitalização, estão acondicionadas em embalagens de Polipropileno Biorientado e em Caixas Organizadoras Poliondas. São mantidas juntamente com material da mesma tipologia - embalagens.

Outras Informações

- prateleira: Estação de trabalho - digitalização

- nome do catálogo:

- parentescos do doador:

Tipo Conteúdos do acervo- Coleções IHPF Abrir Pasta
Fotos Pasta com os arquivos de fotos digitalizados Downloads

Conteúdos relacionados

Referências

  1. Relação de Acadêmicos e Patronos da APLetras - Em 11/05/2008, por Santina Rodrigues Dal Paz
  2. LECH, Osvandré LC. (2013). 75 anos da Academia Passo-Fundense de Letras. Passo Fundo: Méritos. 312 páginas
  3. CUNHA, Gilberto R. (2007). Cientistas no divã -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 138 páginas. E-book
  4. CUNHA, Gilberto R. (2009). Galileu é meu pesadelo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 118 páginas. E-book
  5. CUNHA, Gilberto R. (2011). A ciência como ela é..., -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 166 páginas. E-book
  6. De: academiapletras@yahoo.com.br     Enviado em: 24/07/2019  às 21:33:29  horas A ciência como ela é... Paulo Monteiro (*) O lançamento de ?A ciência como ela é...?, de Gilberto R. Cunha, na próxima quinta-feira, dia 10 de novembro, às 17 horas, na 25ª Feira do Livro de Passo Fundo, seguramente, será uma das atividades mais exitosas do evento.Conheço o Autor há vários anos, através dos seus livros e artigos divulgados na imprensa local. Conviver com ele, na Academia Passo-Fundense de Letras, contribuiu para aprofundar o conhecimento de sua obra. A exemplo deste, li os dois mais recentes (?Cientistas no divã? e ?Galileu é meu pesadelo?) ainda nos originais.Gilberto R. Cunha é um cientista reconhecido. Assim, tinha tudo para ser um daqueles intelectuais odiados por Søren Kierkegaard e Arthur Schopenhauer, sobre os quais deixaram algumas das páginas mais duras da Filosofia. Gilberto R. Cunha, porém, é a antítese daqueles pavões liliputianos, hoje enterrados no aterro sanitário da História, que tanto irritavam os pais do existencialismo contemporâneo.Já escrevi que o autor de ?A ciência como ela é...?escreve com rara clareza, o que o diferencia da maioria dos auto-intitulados ?acadêmicos?. Pensadores comprometidos com o humanismo, de há muito, constataram que vivemos um novo período escolástico. Membros de um clero laico, por um direito satânico, expressando-se numa nova língua morta, lançam a fogueiras morais quem não faça parte desta ou daquela ordem, também laica. E a ciência transformou-se num debate entre alienados, já descritos pelo ?jovem Marx? de ?A Ideologia Alemã? e de ?A Miséria da Filosofia?.Gilberto R. Cunha é um humanista, e, como humanista, escreve para homens e não para ?daimons?. Ao modelo dos grandes humanistas, que plasmaram as ciências, de Platão, aos contemporâneos, escreve para ser entendido. Daí, naturalmente, sua preocupação, nos últimos livros com a Filosofia da Ciência. O trocadilho que faz com ?A vida como ela é...?, de Nelson Rodrigues não tem nada de inocente. Ambos (Nelson e Gilberto) deixam o Ser e penetram na Essência. Cada um, a seu modo e a seu tempo, apropriam-se da ?epistéme?.A experiência do Autor, como Chefe-Geral da Embrapa Trigo, de 1º de março de 2006 a 5 de setembro de 2010, permitiu-lhe ver ?a ciência como ela é...? e os ?cientistas como eles são?. Durante mais de um lustro, Gilberto R. Cunha aprendeu Filosofia da Ciência na própria carne. Aprendamos, também, com ele. (*) Paulo Monteiro é autor dos livros ?A Trova no Espírito Santo ? História e Antologia ??, ?Combates da Revolução Federalista em Passo Fundo?, ?O Massacre de Porongos
  7. CUNHA, Gilberto R. (2023) Crônicas Gilberto Rocca da Cunha -Passo Fundo: 288 páginas; PDF
  8. CUNHA, Gilberto R. (2023) Textos Gilberto Rocca da Cunha -Passo Fundo: 652 páginas; PDF