Edu Villa de Azambuja

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Edu Villa de Azambuja
Edu Villa de Azambuja.jpg
Nome completo Edu Villa de Azambuja
Nascimento 31 de agosto de 1928
Local São Borja/RS
Morte 17 de julho de 1988
Local Passo Fundo/RS
Ocupação militar


Edu Villa de Azambuja filho de Cleto Doria de Azambuja e Etelvina Villa de Azambuja, nasceu em São Borja a 31 de agosto de 1928, casou-se com Carmem Maria de Azambuja, e tiveram 4 filhos: Luiz Osório, Eduardo, Kátia e Jaqueline, faleceu no dia 17 de julho de 1986 em Passo Fundo, e foi sepultado em São Borja, sua terra natal.

Biografia, Histórico

EDU VILLA DE AZAMBUJA nasceu em São Borja a 31 de agosto de 1928. Filho de Cleto Doria de Azambuja e Etelvina Villa de Azambuja. Casou-se com Carmem Maria de Azambuja, e tiveram 4 filhos: Luiz Osório, Eduardo, Kátia e Jaqueline.

Dedicou sua vida à carreira militar e política. Formou-se na Escola Preparatória de Cadetes de Porto Alegre, e na Academia Militar de Agulhas Negras. Em Passo Fundo, concluiu a Faculdade de Administração de Empresas na UPF. Foi promovido por merecimento ao posto de Major e Tenente Coronel. Comandou o 1° Esquadrão do 20° Regimento da Cavalaria de 1969 a 1972.

Em 1972 a 1977, foi eleito pelo povo passo-fundense Prefeito Municipal, tendo como Vice-Prefeito Dr. Juarez Paulo Zilio, afastando-se da vida militar.Dedicando-se à carreira política, foi, em 1978 e 1979, Gerente Regional da COHAB/RS, e, de 1979 a 1985, recebeu a responsabilidade de Agente da Previdência Social em Passo Fundo. Foi presidente da ARENA, hoje PP.

Como militar, foi exemplo de disciplina e trabalho e, na vida pública, seguiu os seus princípios. Excelente administrador, muito fez para o desenvolvimento do Município. Preocupou-se com todos os setores e, em especial, com a educação. Com o seu dinamismo, construiu muitas escolas na cidade e nos distritos de Passo Fundo.

Em 28 de maio de 1974 inaugurou o Centro de Artes, Ciências e Tecnologia – CACT, na Escola Municipal “João De Césaro”, localizado na Vila Vera Cruz. Estiveram presentes para prestigiar o ato o Governador do Estado, Euclides Triches, o Ministro da Educação, Ney Braga, e o Secretário de Educação e Cultura, Mauro da Costa Rodrigues. E seguiram-se as inaugurações de escolas no Município, entre essas, em 1976, a Escola Integrada no Distrito de Bela Vista, tendo a presença do Governador do Estado, Sinval Guazzelli, o Secretário de Educação e Cultura, Airton Vargas, e outras autoridades.

O seu objetivo era construir para o desenvolvimento. Em maio de 1976, foram inaugurados os prédios do Centro Municipal, constando de dois grandes blocos, com 4.500 m2 de área. Edu Villa de Azambuja concluiu esta obra e deu início ao outro bloco, onde hoje funciona a Câmara de Vereadores, com uma área de 2.500 m2. Implantou ainda o Sistema Central Telefônico em PABX com 80 canais. Em 1977, o prefeito Wolmar Saltou concluiu a sua obra iniciada, a Câmara de Vereadores. Foi um grande batalhador e deixou uma larga folha de serviços prestados à comunidade de Passo Fundo. Demonstrou sua grande admiração a esta terra onde viveu. Como também era dotado de uma veia artística, escreveu um tango em homenagem a Passo Fundo. Donato Raciatti compôs a música.

Faleceu no dia 17 de julho de 1986 em Passo Fundo, e foi sepultado em São Borja, sua terra natal.

CAIC COHAB Edu Villa de Azambuja

  • É Patrono do Centro de Atendimento Integrado à Criança – CAIC – localizado na COHAB 2.

Títulos, prêmios e honrarias

  • 1972 - Eleito Prefeito[1]

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

  • 1995 - Vultos da História de Passo Fundo, biografias[2]
  • 2010 - Vultos da História de Passo Fundo 2ª Edição, biografias[3]

Referências

  1. «Eleições Municipais de 1972». - WikiName - projetopassofundo.wiki.br.
  2. NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (1995). Vultos da história de Passo Fundo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2014. 126 páginas. E-book, p.50-51
  3. NASCIMENTO, Welci, DAL PAZ, Santina R. (2010). Vultos da história de Passo Fundo 2ª Edição -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo, 2012. 164 páginas. E-book. p.68-69