Banco Industrial e Comercial do Sul SA

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Banco Industrial e Comercial do Sul SA
Banco Industrial Foto: 1959 arquivo de Rafael Tasca Coelho
Nome Banco Industrial e Comercial do Sul SA
Data 22 de abril de 1948
Local rua Bento Gonçalves, edifício Ilha,

Passo Fundo, RS

Banco Industrial e Comercial do Sul SA Instalou-se em Passo Fundo, a 22 de abril de 1948, nesta cidade, o Banco Industrial e Comercial do Sul SA (depois Banco Sulbrasileiro), tendo funcionado, inicialmente, à rua Bento Gonçalves, edifício Ilha

Histórico

1948 - Instalou-se em Passo Fundo, a 22 de abril de 1948, nesta cidade, o Banco Industrial e Comercial do Sul (hoje Banco Sulbrasileiro), tendo funcionado, inicialmente, à rua Bento Gonçalves, edifício Ilha; foi seu 1º gerente o sr. Lauro Kopper. (Gehm, 1978, pg 279)[1]

1972 - Em 1972 o Banco Industrial e Comercial do Sul S/A, o Banco Nacional do Comércio S/A e o Banco da Província do Rio Grande do Sul S/A fundiram-se formando o Banco Sul Brasileiro S/A. Em 1985 por intervenção do Banco Central passou para Banco Meridional S/A, que 1989 foi adquirido pelo Banco Santander S/A. Localizado na Rua Bento Gonçalves, 371 - Centro, Passo Fundo - RS

Banco Industrial e Comercial do Sul S.A. (Sulbanco). - O banco gaúcho que teve sete nomes antes de ser comprado pelo Santander 0 - Casa Bancária Jorge Pfeiffer & Cia - Em 2 de janeiro de 1919, Jorge Pfeiffer e mais nove empresários fundaram a Casa Bancária Jorge Pfeiffer & Cia. Os nove sócios eram: J. Bercht, F. G. Bier, Teodor Jacobi, E. Dreher, H. Theo Moeller, E. Ullmann, Carlos Daudt, Frederico Mentz e Otto Niemeyer.

Banco Industrial e Comercial do Sul S.A. (Sulbanco).

O banco gaúcho que teve sete nomes antes de ser comprado pelo Santander

0 - Casa Bancária Jorge Pfeiffer & Cia

Em 2 de janeiro de 1919, Jorge Pfeiffer e mais nove empresários fundaram a Casa Bancária Jorge Pfeiffer & Cia. Os nove sócios eram: J. Bercht, F. G. Bier, Teodor Jacobi, E. Dreher, H. Theo Moeller, E. Ullmann, Carlos Daudt, Frederico Mentz e Otto Niemeyer.

1 - Casa Bancária Jorge Pfeiffer & Cia

Em 1929, a instituição passou se chamar Banco Pfeiffer S.A.

2 - Sulbanco

Em meados de 1942, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, o Banco Pfeiffer passou a se chamar Banco Industrial e Comercial do Sul S.A. (Sulbanco).

3 -Banco Sulbrasileiro S.A.

Em 1973, houve a fusão com o Banco da Província e o Banco Nacional do Comércio S.A., formando o Banco Sulbrasileiro S.A. No dia 2 de fevereiro de 1985, o Banco Central decretou a intervenção do Sulbrasileiro.

4 -Banco Meridional do Brasil S.A.

Em 16 de maio de 1985, o Congresso aprovou a criação do banco misto Meridional do Brasil S.A. No dia 12 de agosto de 1985, todas as agências abriram suas portas ao público.

5 - Banco Meridional

Em 1997, o bilionário gaúcho Júlio Bozano e o ex-ministro Mário Henrique Simonsen compram (por R$ 266 milhões) o Banco Meridional, que foi privatizado e transformado no Banco Bozano Simonsen.

6 - Banco Bozano S.A.

Em fevereiro de 1997, com a morte de Mário H. Simonsen, o banco passou à denominação de Banco Bozano S.A.

7 - Banco Santander

Em janeiro de 2000, Bozano vendeu seu banco ao grupo espanhol, passando-o para o Banco Santander.

Por: GZH ALMANAQUE

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos relacionados

Referências

  1. GEHM, Delma R. (1978) Passo Fundo através do tempo - volume 1: histórico e administrativo -Passo Fundo: Projeto Passo Fundo. 2016. Vol.1. 352 páginas. E-book