Reflexão
Reflexão: poemas Procuro neste livro mostrar que o amor no advento da velhice pode provocar mudanças substanciais. As parcerias familiares podem contribuir para que isso ocorra. Um tempo maior para usufruir alternativas de objetivos pessoalmente determinados exige coragem e novas decisões. Em tudo se revela a vida densa de possibilidades quando são rompidas as tradições e os estereótipos.
Escrito por Flávia Jacqueline Chaves da Rosa, publicado em 2014
Apresentação
da Apresentação, por Paulo Domingos da Silva Monteiro
Jacqueline Chaves publica o seu segundo livro de poemas, sob o título de Reflexão. Este volume segue o mesmo traçado estético do seu livro de estreia. Aqui está enfeixado um conjunto de poemas intimistas, intimistas pois neles a Autora expõe a intimidade de sua alma vivente.
O traço do estético de Jacqueline Chaves é tripartite. Sua alma é dividida em três aspectos bastante acentuados. Ou em três almas poéticas.
A primeira dessas almas poéticas é o amor carnal, o Eros dos velhos gregos; a segunda é a Fé, uma fé judaico-cristã e a terceira é a Cáritas, o amor ao próximo, também de origem grega, introduzida no Ocidente por Saulo de Tarso, o judeu helenizado, que aparece com suas Epístolas no Novo Testamento.
Jacqueline abre seu livro com um poema de extremada Fé:
A FÉ
A fé em Deus é a nossa maior riqueza / E o melhor é / Que não precisamos de dinheiro para comprá-la. / Basta buscarmos / Com muito amor / No lugar mais importante de nosso ser / No cantinho mais sublime, puro e lindo de nosso coração / Deus é tudo! / Nós somos apenas pó. / Tudo, sem Deus, é nada. / E nada com Deus, é tudo. / Cáritas, de onde nos vêm palavras como carinho, / caridade e carícia, encontramos o segundo poema do livro.
A VIDA
A vida nem sempre / É tão cor-de-rosa / Como a gente pensa / Porque temos e devemos / Lembrar-nos das amarguras / Que o nosso destino / Nos reserva / A vida nos abisma / Diversas vezes / A mesma vida / É o que todos nós humanos / Recebemos / Até já nos acostumamos / Com o que nos acontece / E até mesmo com o que / Nós aprontamos / A vida até é sincera / Mas cruel é o destino / Infinitas vezes não nos lembramos / O que devíamos nos recordar / Deixamos passar / Sem nem mesmo o destino / Nos avisar / E a vida nos surpreender / A vida é diferente / Mas mesmo assim / Devemos nos amarrar / Nela por pior que seja / Podemos fazê-la / Ficar sensível / E o céu azul / Talvez cheio de nuvens / Mas com o luar livre / Para apreciar
O lirismo, de um erotismo claro e comedido, aparece no terceiro poema de Reflexão.
AINDA EXISTE
Faça / Seus lindos sonhos de amor / Virarem realidade / Pois a ilusão / Ainda existe / Amar é nunca / Sentir-se só / Amar é investir / Nosso tempo / E nossa força / Em tentarmos / Ser felizes / Ao lado de quem / Pode nos dar alegria / Por isso ame / Lute... seja forte / E encontrará aquele / Que merece a tua amizade / A tua compreensão / E o teu carinho / Porque no teu coração / Ainda existe amor. / Alegria e emoção / Era noite de verão / Uma noite de verão / Tudo azul todo o céu / Alegria e emoção / Sorriso de festa / Um toque de mãos / Reencontro / Corações / Nos dois / Tudo tão de repente / Tudo tão presente / Era só alegria e emoção
Não preciso dizer mais sobre a obra poética de Jacqueline Chaves. Seus poemas falam por eles mesmos.
Boa Leitura!
Conteúdos relacionados
O livro foi lançado na 29ª Feira do Livro de Passo Fundo ocorrida em 5 de novembro de 2015.