Arno Otto Kiehl

From ProjetoPF
Revision as of 23:10, 3 December 2021 by Projetopf (talk | contribs)
Jump to navigation Jump to search
Arno Otto Kiehl
Arno Otto Kiehl.jpg
Nome completo Arno Otto Kiehl
Nascimento 21 de junho de 1929
Local Cruz Alta/RS
Morte 22 de novembro de 1983
Local Passo Fundo/RS
Ocupação professor


Arno Otto Kiehl filho de Ema Hintz Kiehl e Otto Kiehl, nasceu em Cruz Alta em 21 de junho de 1929, casou com Ana Maria Romeiro, deste casamento nasceram: Ana Lúcia, casada com Luiz Graeff Netto; Cláudio Nelson, casado com Maria Eugênia Malheiros.

Biografia, Histórico

Arno Otto Kiehl era filho de Ema Hintz Kiehl e Otto Kiehl. Nasceu em Cruz Alta em 21 de junho de 1929.

Os estudos foram iniciados no Colégio Augusto Pestana em Ijuí. Mais tarde, foi para o Colégio Sinodal em São Leopoldo, e, de lá, para o Instituto Educacional de Passo Fundo, onde concluiu os cursos ginasial e científico.

Em 1950, ingressou na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista em São Paulo, de onde saiu Pastor, nomeado para exercer sua atividade evangélica na cidade de São Borja, permanecendo lá por um ano.

Em 1956, Arno chegou em Passo Fundo para atender a Igreja Metodista local e lecionar Língua Inglesa no Instituto Educacional.

Em 16 de fevereiro de 1957, casou-se com Ana Maria Romeiro. Deste casamento nasceram: Ana Lúcia, hoje casada com Luiz Graeff Netto; Cláudio Nelson, casado com Maria Eugênia Malheiros.

Em 1960, Arno abandona o Ministério Pastoral e ingressa, definitivamente, no magistério. Nesta nova atividade, dedica-se, integralmente, lecionando Inglês no Instituto Educacional e na Escola Estadual Nicolau de Araújo Vergueiro, Francês nesta última escola e Geografia na Escola Estadual Cecy Leite Costa e na Universidade de Passo Fundo. Na UPF lecionou Inglês no Curso de Letras que funcionava nas dependências do Colégio Nossa Senhora da Conceição.

Cursou Estudos Sociais e Complementação em Geografia na Universidade de Passo Fundo, bem como, especializou-se em Geografia Humana.

Foi um grande incentivador e trabalhou na criação e desenvolvimento da UPF. Incansável batalhador pela melhoria da qualidade do ensino, transferindo para os alunos suas experiências de vida e seu amor pela cultura.

Gostava de uma boa e sadia piada. Quem o acompanhou nos últimos momentos de sua vida, testemunhou que seu senso de humor não o abandonou.

Não existia ambiente triste, se o professor Arno estivesse por perto. Amava a vida e o que ela podia lhe oferecer. Faleceu no dia 22 de novembro de 1983, vítima de leucemia, após seis anos de luta contra a doença.

Rua Arno Otto Kiehl

  • 1985 - Denomina a Rua Arno Otto Kiehl[1]
  • 2021 - Localização[2]

EMEF Professor Arno Otto Kiehl

  • 1986 - EMEF Professor Arno Otto Kiehl[3] - O Governo Municipal, querendo homenagear o educador, denominou a escola municipal localizada no Bairro 1° Centenário de “ESCOLA PROF. ARNO OTTO KIEHL”.
  • 2021 - Localização[4]

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

  • 1995 - Vultos da História de Passo Fundo, biografias[5]
  • 2010 - Vultos da História de Passo Fundo 2ª Edição, biografias[6]

Referências


  1. «Decreto 1985 2159 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  2. «Rua Arno Otto Kiehl». Google maps.
  3. «Decreto de 1986 083 Denomina Prédio Público». - WikiName - projetopassofundo.wiki.br.
  4. «EMEF Professor Arno Otto Kiehl». Google maps.
  5. NASCIMENTO, Welci. Vultos da história de Passo Fundo, Passo Fundo, Projeto Passo Fundo, 2014. 126p. 41-p E-book
  6. NASCIMENTO, Welci. Vultos da história de Passo Fundo 2ª Edição, Passo Fundo, Projeto Passo Fundo, 2012. 164p. 55-56p E-book