Gumercindo Saraiva

From ProjetoPF
Revision as of 09:10, 4 July 2023 by Projetopf (talk | contribs) (→‎Biografia, Histórico)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to navigation Jump to search
Gumercindo Saraiva
Gumercindo Saraiva
Nome completo Gumercindo Saraiva
Ocupação militar
Genealogia

Gumercindo Saraiva

Biografia, Histórico

Uma breve história de vida de Gumercindo da Rosa

Quando General Gumercindo da Rosa Saraiva nasceu em 13 de janeiro de 1852, em Arroio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, seu pai, Francisco Saraiva Caneda, tinha 29 anos e sua mãe, Propicia Da Rosa, tinha 21 anos. Ele casou-se com Amelia María Rodriguez Correia em 1 de dezembro de 1873, em Santa Clara de Olimar, Treinta y Tres, Uruguai. Eles tiveram pelo menos 7 filhos e 3 filhas. Ele faleceu em 10 de agosto de 1894, em Carovi, Santiago, Rio Grande do Sul, Brasil, com 42 anos, e foi sepultado em Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul, Brasil.


GUMERCINDO SARAIVA, Rua (Vila Lucas Araújo)

Gumercindo Saraiva, ou Saravia, nasceu em uma estância no Uruguai em 1851 e foi batizado em Arroio Grande (RS). Junto com seu irmão Aparício, lutou nas Revoluções Orientais entre 1870 e 1875, refugiando-se no Brasil. Reuniu-se aos federalistas e tornou se comandante do grupo que invadiu o Rio Grande do Sul em Aceguá, em 2 de fevereiro de 1893, no início da Revolução Federalista. A poucos quilômetros de Passo Fundo, em 27 de junho de 1894, ocorreu um violento combate que ficou conhecido como batalha do Pulador. As tropas de Gumercindo Saraiva e do passo-fundense Prestes Guimarães enfrentaram os legalistas (republicanos) comandados pelo Gen. Lima, ao lado dos quais estava o Cel. Nascimento Vargas (pai de Getúlio Vargas e nascido no Pulador). A derrota dos maragatos, depois de seis horas de combate com grandes baixas de ambos os lados, praticamente determinou o fim da Revolução. Menos de dois meses depois, em 10 de agosto, Gumercindo Saraiva morreu após ser baleado num breve entrevero. Seu corpo foi exumado e exposto aos combatentes republicanos para comprovar a sua morte. A cabeça decepada, com as orelhas cortadas, teria sido levada a Júlio de Castilhos, que teria se indignado com o ato.

Fontes: Lei 1.376 de 27/02/1970; FLORES, M. Dicionário, p. 476 ; MAESTRI, M. Uma história, p. 36.


Títulos, prêmios e honrarias

Rua Gomercindo Saraiva

  • 1970 - LEI Nº 1376 DE 27 DE FEVEREIRO DE 1970[1] - Art. 1º - ; Permanece com o nome Gen. Flores da Cunha digo, Avenida situada na zona B-5 (Vila Industrial), e passa a denominar-se Gomercindo Saraiva a rua localizada na região M-15 (Vila Lucas Araújo); - Não localizada

Obras

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências