Nossa Senhora de Fátima

From ProjetoPF
Jump to navigation Jump to search
Nossa Senhora de Fátima
Nossa Senhora de Fátima A imagem original que é devotada
Nome Nossa Senhora de Fátima
Local Rua Tupinambá, Passo Fundo

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

De acordo com os testemunhos das três crianças videntes, a primeira aparição terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre no dia 13 e à mesma hora (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.

Na última aparição, identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos dos videntes, a mensagem que a aparição apresentou em Fátima foi um insistente apelo à conversão, à penitência e à oração, nomeadamente a oração do Rosário.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal. (Wikipédia)[1]

Histórico

  • 1964 - Paroquia fundada em 1ª de março de 1964. Endereço: Rua Tupinambá, 507 CEP: 99020-160 | Passo Fundo - RS
  • 1959 - Nome de Rua[2] - Art. 1º- Fica aprovada a nomenclatura de Ruas do loteamento da Fundação Beneficente Lucas Araújo , como segue: 13) Nossa Senhora de Fátima (NS);
  • 1964 - Nome de Bairro[3] - Art. 1° Fica denominada VILA FÁTIMA, a atual Vila Santa Terezinha, nesta cidade.
  • 1979 - Nome de Rua[4] - Art. 1º As ruas no prolongamento do Loteamento Lucas Araújo, de propriedade da Fundação Beneficente Lucas Araújo, passam a ter as seguintes denominações: IV - RUA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Invocação e veneração da virgem Maria que, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917, teria aparecido a três crianças na Cova - da - Iria, local êrmo a uns 3 Km do vilarejo de Fátima, localizado a cerca de 100 Km de Lisboa, em Portugal - Prolongamento - Reinicia na Avenida Scarpellini Ghezzi, fazendo interseções com as ruas Saul Irineu Farina, Aníbal Venturini, Cesário Rossetto, Vereador Airthon, Padre Aloísio Weber, Antônio Junqueira da Rocha, Celso Zanella e Irmã Modesta Barrionuevo, até encontrar a rua Guilherme Kurtz, obedecendo o rumo Norte- Sul.
  • 1980 - Nome de Rua[5] - Art.1º As ruas do Loteamento Don Rodolfo, nesta cidade, passam a ter as seguintes Denominações: VI - RUA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Invocação e veneração da Virgem Maria que, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917, teria aparecido a três crianças na Cova- da Iria, local êrmo a uns 3 Km do vilarejo de Fátima, localizado a cerca de 100 Km de Lisboa, em Portugal - Prolongamento reinicia na Rua Guilherme Kurtz, fazendo interseções com as Ruas Dona Emilia, Paulo L. Azambuja e Avenida Waldemar Lângaro, até encontrar terras pertencentes a Joana Bertoldi, obedecendo o rumo Norte-Sul.
Igreja Nossa Senhora de Fátima em 2021

Igreja Nossa Senhora de Fátima

  • 1957 - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - Por que é que o povo delira? / Que vemos de extraordinário, / Se os sinos do campanário / Badalam na Catedral? / - É a rainha do Universo! / Salve! salve! a Santo Imagem / Que traz a linda mensagem / Do nosso Pai Celestial! / (REIS, Gomercindo. (1957). pág. 23)[6]
Tipo Conteúdos de seu acervo Abrir Pasta
Fotos Pasta com os arquivos de fotos digitalizados

Igreja Nossa Senhora de Fátima

[Downloads]

[Imagens]

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências


  1. «Nossa Senhora de Fátima». Wikipédia, a enciclopédia livre.
  2. «Lei Ordinária 1959 849 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  3. «Lei Ordinária 1964 1088 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  4. «Lei Ordinária 1979 1863 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  5. «Lei Ordinária 1980 1912 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.
  6. REIS, Gomercindo. (1957). Nuvens e Rosas. -Pôrto Alegre: Imprensa Oficial. 116 páginas. Digitalizado