Leonísio Scussel

From ProjetoPF
Revision as of 07:52, 23 December 2021 by Projetopf (talk | contribs) (Inserir referencia)
Jump to navigation Jump to search
Leonísio Scussel
Foto:
Nome completo Leonísio Scussel
Nascimento 25 de junho de 1925
Local Getúlio Vargas, RS
Morte
Local
Ocupação comerciante


Leonísio Scussel nascido em Getúlio Vargas dia 25 de junho de 1925, casado com Brígida Holzbach Scussel, tiveram os filhos Plácido Jose Scussel, Claudio Scussel, GeraIdo Scussel, Celina Scussel Madalosso e Cídia M. Tarasconi.

Biografia, Histórico

A 25 de junho de 1925, nascia em Getúlio Vargas neste Estado, Leonísio Scussel, pioneiro dos transportes coletivos de nossa cidade. 3º filho de imigrantes italianos, tinha como pai Antonio Scussel cujo nome está indelevelmente marcado na fundação do Município da vizinha cidade, bem como iniciador do uso veículos automotores na mesma. Seus irmãos: Plácido Scussel, duas vezes Prefeito daquela cidade, a atual presidente de uma das mais importantes indústrias - Cervejaria e Maltaria Serramalte Ltda.; Aquilino Scussel, residente em Erexim e Diretor da Autolândia, e sua irmã Gentila S. Silva, residente em Getúlio Vargas completavam quatro filhas do casal.

Em 1932, iniciava Leonísio a primeira linha de transporte coletivo que começava em Getúlio Vargas e vinha à Passo Fundo. Tratava-se de caminhões adaptados para o transporta coletivo que após grandes sacrifícios e preocupações chegava a Passo Fundo, onde ia de casa em casa distribuindo seus passageiros uma vez que inexistia rodoviária em Passo Fundo.

"Lá vai êle, lá vem êle", chamava-se seu primeiro transporte, e não raro a viagem era feita com um só passageiro sendo que iniciava as 7:30 horas e retornava ao ponto de origem vezes as 20:00 horas do mesmo dia. Com passar dos anos e com o desenvolvimento mais acelerado de nossa cidade, transferiu-se para Passo Fundo em 1943, onde com sua esposa Brígida Holzbach Scussel iniciaram sua família que nos dias atuais é altamente considerada na sociedade local.

Teve como filhos: Plácido Jose Scussel, médico gastroenterologista de alto conceito bem como professor universitário; Claudio e GeraIdo Scussel, estudantes de medicina; Celina S. Madalosso, esposa do Carlos Antonio Madalosso, médico aqui residente e Cídia M. Tarasconi, esposa do Dr. Juarez Tarasconi, médico aqui residente.

Leonísio Scussel teve seu nome gravado nos anais de nossa cidade, pois iniciador de nossos transportes coletivos logo o ampliou, passando a seguir, ocupar o primeiro ônibus que trafegou por nossas ruas e que chamava-se "Jardineira" com portas e janelas de lona.

Monumento Leonísio Scussel

  • 2016 - Homenageado: Leonísio Scussel - Localização: Av Brasil, Canteiro Leonísio Scussel. - Construtor: Desconhecido - Projeto: Desconhecido- Material: Alvenaria revestida em pedra basalto polido, com placa de bronze - Apoio: PMPF

Denomina o Canteiro Leonísio Scussel

  • 1975 - Lei de 1975 1653[1] - Art. 1º Passa a denominar-se LEONISIO SCUSSEL, o canteiro na Avenida Brasil, localizado entre as ruas Teixeira Soares e Marcelino Ramos.
  • 2021 - Localização[2]

Títulos, prêmios e honrarias

Conteúdos de seu acervo

Conteúdos relacionados

Referências

  1. Lei de 1975 1653 justificativa 1.jpg
    Lei de 1975 1653 justificativa 2.jpg

    «Lei Ordinária 1975 1653 de Passo Fundo RS». leismunicipais.com.br.

  2. «Canteiro Leonísio Scussel». Google maps.